esquerda


Leia a Última Edição!

II Série Volume 30 Número 2
Fevereiro 2017

E-ALERT:

menu esquerda
 
   
 
 
 
 


  1- Factores de recorrência das lesões intraepiteliais do colo do útero.

2- Duodenoscopia e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (cpre) no diagnóstico da patologia biliar e pancreática. Experiência dos primeiros 150 exames.

3- História natural da dilatação pielocalicial pré-natal.

4- Mefedrona, a Nova Droga de Abuso: Farmacocinética, Farmacodinâmica e Implicações Clínicas e Forenses

5- Erisipela.

6- Abordagem terapêutica das úlceras de pressão--intervenções baseadas na evidência.

7- Drogas antidepressivas.

8- Traumatismo Crânio-Encefálico: Abordagem Integrada

9- Ulceras genitais causadas por infecções sexualmente transmissíveis: actualização do diagnóstico e terapêuticas, e a sua importância na pandemia do VIH.

10- Abordagem actual da gota.

11- Vasculite livedóide.

12- Tratamento antibiótico da cistite não complicada em mulheres não grávidas até à menopausa.

13- Cisto de Tarlov: definição, etiopatogenia, propedêutica e linhas de tratamento.

14- Inversão uterina.

15- Urolitíase e cólica renal. Perspectiva terapêutica em Urologia.

16- Princípios básicos em cirurgia: fios de sutura.

17- Rabdomiólise.

18- Glioblastoma multiforme ... com apresentação multifocal.

19- Abordagem diagnóstica das neuropatias periféricas.

20- Espondilodiscite: que etiologia?

 
   

AMP-Student com novo Editor-Chefe



Joana Revés, aluna do 5º ano na NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas, é a nova Editora-Chefe da AMP-Student. Nomeada pelo conjunto dos Editores Associados do Student Corner da Acta Médica Portuguesa, Joana Revés foi confirmada por Rui Tato Marinho para assegurar este cargo, cujo âmbito de responsabilidade inclui uma série de operações fundamentais como por exemplo a gestão da rede de representantes locais das Escolas Médicas, a angariação de artigos elaborados por estudantes, sujeitos aos mesmos critérios de qualidade dos artigos “séniores”, a representação da AMP-Student em Congressos Nacionais e a divulgação dos diversos projetos em curso.

A Editora-Chefe mandatada para o ano civil de 2017 exerceu já funções de Editora-Associada durante o presente ano, na equipa liderada por Pedro Câmara Pestana. No âmbito desta atividade – que, à semelhança do restante Conselho Editorial, e Revisores da AMP/AMP-Student é desenvolvida em regime de pro bono sem quaisquer benefícios ou créditos – a jovem estudante de Medicina realizou triagens de artigos submetidos por estudantes e participou na elaboração e tradução das Normas de Publicação destinadas a este segmento específico de autores. 

A nível curricular, Joana Revés esteve igualmente envolvida na organização do Congresso de Estudantes de Medicina da sua faculdade no ano de 2015 e integrou a Associação de Estudantes da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas como responsável pela área de Formação. No presente mandato assumiu ainda o cargo de Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar da mesma instituição.