The Importance of Promoting and Clarifying the Community Use of the New Therapeutic Weapons against COVID-19

O artigo “Protocolo Intra-Hospitalar para Abordagem da Doença COVID-19 no Adulto”, publicado em julho de 2022, veio dar resposta à necessidade premente de se uniformizarem os critérios de abordagem diagnóstica e terapêutica nos pacientes com doença moderada a grave que carecem de hospitalização. Até à data da redação do protocolo supramencionado tinham sido documentados mais de 526 milhões de casos mundiais de COVID-19, assim como mais de 6 milhões de mortes.
Não obstante, a maioria dos pacientes com COVID-19 apresenta doença ligeira ou moderada, sendo a sua avaliação e orientação realizadas sobretudo ao nível dos Cuidados de Saúde Primários (CSP). O aparecimento recente de antivíricos orais com benefícios comprovados em pacientes com doença ligeira a moderada poderá ter um impacto profundo na maneira como se gerem estes casos ao nível dos CSP, impedindo a progressão da doença, a sobrecarga dos serviços hospitalares e a diminuição dos custos sociais e económicos associados à pandemia.

Click here for the full paper (Portuguese only).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.