Repensar a Anatomia: Como Superar os Desafios da Evolução da Educação Médica

Introdução: A Educação Médica, face ao desenvolvimento científico e tecnológico, reajustou o enfoque. Progressivamente, o programa curricular em Medicina tem adotado o modelo vertical. Neste modelo, ciências básicas e clínicas coexistem ao longo da formação médica. Este contexto favorece a introdução de novas abordagens pedagógicas de base tecnológica. De facto, áreas de conhecimento tradicionais, como Anatomia, igualmente refocalizaram o seu paradigma de ensino.
Material e Métodos: Nesse sentido, realizamos uma revisão bibliográfica com objetivo de refletir a tendência pedagógica atual da Educação Médica, analisando as vantagens da introdução/diversificação de abordagens pedagógicas em Anatomia.
Resultados: O status quo da Anatomia é caracterizado por menor tempo disponível para o ensino, pela expansão da imagiologia radiológica e endoscópica, bem como, de outras técnicas médicas invasivas/não-invasivas, pelo aumento do número de estudantes e por restrições logísticas inerentes ao presente contexto da Educação Médica. A abordagem pedagógica tradicional, alicerçada na disseção cadavérica, vem sendo complementada por novas tecnologias auxiliares (modelos 3D ou imagiologia digital 2D/3D) ao estudo anatómico. Também, a transmissão de conhecimento vem adotando diferentes vias. Assim, os Sistemas Gestores de Aprendizagem, redes sociais ou plataformas de aprendizagem/avaliação virtuais assumem papéis relevantes.
Discussão: O futuro reserva metodologias educativas promissoras. O desenvolvimento de Inteligência Artificial, da Realidade Virtual e a aplicação dos princípios de Learning Analytics favorece a disponibilização de ferramentas analíticas ao processo de aprendizagem em tempo-real, personalizando-o.
Conclusão: A reflexão sobre a Educação em Anatomia, como modelo compreensivo, permite perceber a complexidade da Educação Médica. Assim, o presente contexto favorece a perspectiva de blended learning, sustentada em estratégias pedagógicas multimodais.
Palavras-chave: Anatomia/educação; Blended Learning; Educação Médica; Educação Médica Pré-graduada

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.