Carga e Tendências dos Episódios Hospitalares de Infeções Graves por Rotavírus e Gastroenterite Aguda Grave em Crianças com Menos de Cinco Anos, em Portugal Continental

Introdução: As infeções por rotavírus são uma das principais causas de gastroenterite aguda grave em crianças com menos de cinco anos. Em dezembro de 2019, foi anunciada a inclusão da vacina contra rotavírus, já disponível no mercado privado, no Programa Nacional de Vacinação. Esta é a primeira análise nacional da carga e tendência dos episódios hospitalares de rotavírus e gastroenterite aguda grave em crianças com menos de cinco anos em Portugal continental (2014 - 2017).
Material e Métodos: Utilizou-se a base de dados de morbilidade hospitalar e o sistema de informação de certificados de óbito para identificar episódios hospitalares e mortes por rotavírus e gastroenterite aguda grave, a partir de códigos da classificação internacional de doenças. Descreveu-se o número e as taxas de episódios hospitalares, desagregadas por grupo etário, sexo, geografia, e a sazonalidade e tendências ao longo do período em estudo.
Resultados: Em média, houve 1985 episódios hospitalares anuais em crianças com menos de cinco anos. A taxa anual foi de 48,0/ 10 000 crianças (95% IC 46,9 - 49,0). A taxa de hospitalização foi consistentemente mais elevada em crianças mais jovens, e 67,8% dos episódios ocorreram em crianças com menos de 24 meses. Relativamente à sazonalidade, encontrámos um pico no início da Primavera.
Discussão: Os resultados foram consistentes com os conhecimentos atuais sobre rotavírus e episódios hospitalares de gastroenterite aguda grave na Europa. São necessários estudos adicionais para identificar os fatores e grupos de risco de infeções graves.
Conclusão: Em Portugal Continental, os episódios hospitalares de rotavírus e gastroenterite aguda grave em crianças de idade inferior a cinco anos têm um impacto negativo relevante na saúde e na economia. No futuro, e na perspetiva da introdução da vacinação para o rotavírus, estes indicadores serão relevantes para monitorizar o impacto do programa de vacinação na diminuição dos episódios hospitalares.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.