Avaliação Retrospetiva da Reconstrução Oncológica da Cabeça e Pescoço com 114 Retalhos Livres num Centro Oncológico Terciário Português

Introdução: A experiência portuguesa na reconstrução microcirúrgica da cabeça e pescoço após cirurgia oncológica está escassamente descrita. O objectivo deste estudo foi caracterizar a reconstrução microcirúrgica da cabeça e pescoço num centro de referência terciário português.
Material e Métodos: Os autores avaliaram retrospetivamente 114 procedimentos de retalhos livres microvasculares realizados para reconstrução de cabeça e pescoço após ressecção oncológica num departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço de um centro oncológico terciário português. Os doentes foram operados no período de janeiro de 2012 a maio de 2018. Foram registadas as características demográficas dos doentes, as características do tumor, as complicações peri operatórias, os resultados estéticos e funcionais pós-operatórios, bem como o tempo de sobrevida e o tempo de recorrência.
Resultados: A maior parte dos tumores estava localizada na região oral (95,6%), sendo o carcinoma de células escamosas o tipo histológico mais frequente. Os retalhos antebraquial radial e fibular foram as opções reconstrutivas mais usadas (58% e 41%, respetivamente). Mais de 80% dos doentes não apresentaram complicações pós-operatórias. A necrose parcial do retalho ocorreu em sete doentes (6,1%), enquanto a necrose total do retalho ocorreu em apenas quatro casos (3,5%). Os resultados estéticos e funcionais foram considerados pelo menos satisfatórios em todos os doentes em que os retalhos sobreviveram.
Discussão: Este trabalho, que descreve a maior série de casos de reconstrução microcirúrgica após cirurgia oncológica da cabeça e pescoço, identificou benefícios funcionais e de sobrevivência semelhantes aos descritos em outros centros oncológicos mundiais.
Conclusão: A reconstrução microvascular parece ser uma opção fiável e eficaz no âmbito da cirurgia oncológica de cabeça e pescoço na nossa instituição.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.