Impacto da Poluição Atmosférica nos Sintomas Diários de Asma

Introdução: O impacto da poluição atmosférica nas doenças respiratórias, nomeadamente na asma, tem sido objeto de numerosos estudos. A repercussão da poluição na sintomatologia diária dos doentes asmáticos tem sido menos estudada. Pretendemos estudar a relação entre a intensidade dos sintomas diários de asma e a variação dos níveis de poluição.
Material e Métodos: Foram selecionados doentes com diagnóstico de asma, sendo instruídos para anotar diariamente a intensidade dos seus sintomas respiratórios, expressa numa escala de 0 a 5, nos meses de março e abril de 2018. O website da Agência Portuguesa do Ambiente foi consultado e registaram-se os níveis diários de poluentes medidos pelas duas estações locais de monitorização durante o mesmo período. Os dados foram analisados utilizando um modelo causal temporal com a finalidade de relacionar os níveis de poluentes – partículas inaláveis com diâmetro menor que 10 μm, ozono, dióxido de nitrogénio e monóxido de carbono - com a intensidade dos sintomas de asma dos doentes.
Resultados: Dos 135 calendários entregues, 35 foram corretamente preenchidos e devolvidos. A mediana de idades dos doentes foi de 47,0 anos, sendo 18 do sexo feminino. O melhor modelo estatístico obtido identificou o ozono como a ‘causa Granger’ mais relevante para os sintomas de asma. A qualidade do modelo traduziu-se por um R2 de 0,92. A correlação entre os valores de ozono e os valores dos sintomas de asma foi mais significativa após cinco dias. Para os outros fatores identificados verificou-se um desfasamento de quatro a cinco dias.
Discussão: Os nossos resultados sugerem, de forma significativa, uma relação entre a variação dos sintomas de asma e os níveis de poluição, mesmo dentro dos limites considerados aceitáveis pelos padrões nacionais e internacionais. A reduzida dimensão da amostra foi, no entanto, um fator limitativo das conclusões e não permitiu a análise de outras varáveis potencialmente envolvidas.
Conclusão: No período e local estudados, os poluentes atmosféricos comportaram-se como fatores de variação da intensidade dos sintomas de asma. O nível de ozono foi o melhor fator preditivo das variações da sintomatologia. Os níveis de partículas inaláveis, com diâmetro menor que 10 μm, de monóxido de carbono e de dióxido de nitrogénio foram identificados como marcadores secundários. O desfasamento temporal entre as variáveis com melhor correlação sugere um possível efeito retardado dos poluentes sobre os sintomas respiratórios.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.