O Papel do Oxigénio Nasal de Alto Fluxo no Tratamento da COVID-19 Grave: Uma Revisão Sistemática

Introdução: A oxigenoterapia continua a ser o pilar do tratamento de doentes com infecção grave por SARS-CoV-2 e várias modalidades de ventilação não invasiva são usadas em todo o mundo. O oxigénio de alto fluxo via cânula nasal é uma opção terapêutica que pode, em certos casos, evitar a necessidade de ventilação mecânica.
Material e Métodos: Realizámos uma pesquisa sistemática da literatura nas bases de dados PubMed e Cochrane Library até abril de 2021 usando os seguintes termos de pesquisa: “oxigénio de alto fluxo e COVID-19” e “alto fluxo nasal e COVID-19”.
Resultados: Vinte e três artigos foram incluídos nesta revisão, em quatro dos quais a posição de decúbito ventral foi usada como medida adjuvante. A maioria dos artigos eram estudos de coorte ou séries de casos. A oxigenoterapia nasal de alto fluxo pode reduzir a necessidade de ventilação invasiva em comparação com a oxigenoterapia convencional e pode melhorar os resultados clínicos. A eficácia da oxigenoterapia nasal de alto fluxo é comparável à de outras opções de ventilação não invasiva, embora a sua tolerabilidade seja provavelmente superior. O insucesso dessa modalidade está associado ao aumento da mortalidade.
Conclusão: O oxigénio nasal de alto fluxo é uma opção estabelecida para suporte respiratório em doentescom COVID-19. É necessária investigação adicional para medir a sua eficácia e utilidade na prevenção da necessidade de ventilação invasiva.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.