Tradução e Adaptação Cultural para Português Europeu do Instrumento “Medida do Sofrimento Moral – Profissionais de Saúde”: Um Estudo Transversal Multicêntrico

Introdução: O sofrimento moral ocorre quando um profissional de saúde sabe qual a ação moralmente correta a adotar, mas identifica um obstáculo que o constrange de realizar. Os objetivos deste estudo foram traduzir para Português Europeu e adaptar culturalmente para o contexto do sistema de saúde Português o questionário “Measure of Moral Distress – Healthcare Professionals” e explorar a frequência e intensidade deste fenómeno entre estudantes de medicina.
Material e Métodos: Primeiro, traduzimos e adaptámos culturalmente para português Europeu o questionário “Measure of Moral Distress – Healthcare Professionals”, seguindo o protocolo “COnsensus-based Standards for the selection of health Measurement INstruments”. Depois, elaborámos um questionário seguindo as normas de orientação “Checklist for Reporting Results of Internet E-Surveys”. Os estudantes de Medicina identificaram situações potencialmente causadoras de sofrimento moral em frequência e intensidade.
Resultados: De aproximadamente 4300 participantes, 939 (22%) completaram o questionário. Os estudantes experienciaram, em média, 16 situações causadoras de sofrimento moral. A mediana da cotação composta de sofrimento moral foi 79 (IQR 44 - 118). Apenas 31% dos estudantes se sentem bem ou muito bem preparados para lidar com estas situações, 26% já consideraram deixar o curso de Medicina e 28% já pensaram escolher uma especialidade não clínica por este motivo.
Conclusão: Apesar de vários estudos na área, os resultados sugerem que o sofrimento moral é um fenómeno comum entre alunos de medicina e a sua experiência mostra um efeito cumulativo ao longo do tempo. Estes resultados enfatizam a importância de rever criteriosamente o currículo de educação médica, de forma a reduzir os danos de um fenómeno evitável na prática clínica e nas vidas dos futuros profissionais de saúde.

Leia aqui o artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.