Severidade e Prognóstico da Infeção por Clostridium difficile num Hospital do Norte de Portugal

Introdução: A infeção por Clostridium difficile tem aumentado, com importante morbimortalidade e impacto nos sistemas de saúde. Este estudo procurou caracterizar e descrever a severidade e prognóstico desta infeção, na nossa instituição.
Material e Métodos: Realizou-se uma análise retrospetiva dos casos confirmados ocorridos entre janeiro de 2013 e dezembro de 2018, num hospital do Norte de Portugal. Recorreu-se à análise de processo clínico e foram incluídos doentes sem gravidez em curso e com pelo menos 18 anos.
Resultados: Verificaram-se 57 casos, a maioria em mulheres e idosos, sendo que 33,3% tiveram origem em instituições de saúde e 31,6% na comunidade. Nesta amostra, 43,9% tiveram doença não severa, 29,8% severa e 21,0% fulminante, estes com necessidade de internamento. A toma prévia de antibióticos ocorreu em 68,4%, e de inibidores da bomba de protões em 57,9%. O sexo feminino relacionou-se com doença severa, enquanto que a doença renal crónica e um elevado rácio neutrófilos-linfócitos se relacionaram com doença severa e fulminante. A mortalidade aos 30 dias verificou-se em 15,8% e associou-se a doença renal e elevação do score de Charlson e do rácio neutrófilos-linfócitos. A mortalidade aos 90 dias ocorreu em 28,1%, associada a idade avançada, toma de antibióticos e elevação do score e do rácio.
Conclusão: Em Portugal, são escassos os dados sobre a severidade e prognóstico desta infeção, pelo que são necessários mais estudos nacionais.

Leia aqui o artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.