Relações Interpessoais na Diabetes: Perspetiva e Experiência de Pessoas com Diabetes, Cuidadores Informais, e Profissionais de Saúde em Portugal

Introdução: Os encargos crescentes com a diabetes representam um desafio para os sistemas de saúde e economia a nível mundial. Apesar de terapias modernas para a diabetes disponíveis, a maioria das pessoas continua privada de cuidados e bem-estar adequados. O objetivo primário deste estudo foi avaliar e explorar os fatores relevantes para o controlo ativo e eficaz da diabetes para as pessoas com diabetes, familiares e profissionais de saúde em Portugal, aplicando o protocolo do estudo multinacional “Diabetes, Attitudes, Wishes and Needs (DAWN2)”.
Material e Métodos: Participaram no estudo 767 adultos (417 pessoas com diabetes, 123 familiares e 227 profissionais de saúde). Foram avaliados a qualidade de vida associada à saúde, autogestão, atitudes/crenças, apoio social e prioridades em áreas de melhoria no tratamento da diabetes.
Resultados: A diabetes tem um impacto negativo na saúde física e no bem-estar emocional das pessoas em Portugal, sendo também uma carga psicológica para os seus familiares. O diagnóstico e tratamento precoces da diabetes foram indicados como a principal área de melhoria. Profissionais de saúde indicaram a necessidade de educação para a autogestão da diabetes.
Conclusão: Pela primeira vez em Portugal usámos o protocolo DAWN2 para ir ao encontro dos desejos, necessidades e atitudes dos doentes Portugueses com diabetes, os seus familiares e profissionais de saúde relativamente à doença.

Leia aqui o artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.