A Idade Materna Avançada como Fator de Risco Obstétrico: Experiência Atual num Hospital do Noroeste de Espanha

Introdução: São necessários estudos que atualizem as evidências sobre a idade materna avançada como fator independente de risco obstétrico. O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência de mulheres grávidas com idade igual ou superior a 35 anos admitidas para o parto num hospital espanhol do Noroeste da Espanha, e descrever a incidência de morbilidade e mortalidade materna e perinatal.
Material e Métodos: Estudo observacional retrospetivo que inclui mulheres com idade igual ou superior a 20 anos admitidas para o parto ao longo de um ano (n = 1378). Os dados foram recolhidos em prontuários médicos, incluindo características sociodemográficas, comorbilidades, patologia gestacional, variáveis relacionadas com o parto e resultados perinatais. Foi realizada uma análise de regressão logística multivariada para determinar a relação da idade materna avançada com os resultados obstétricos e perinatais.
Resultados: Quarenta e dois por cento das mulheres grávidas tinham idade igual ou superior a 35 anos. Na análise multivariada, a idade materna avançada estava associada com maior probabilidade de diabetes gestacional (OR = 1,84; 95% CI = 1,10 - 3,07), hipotiroidismo (OR = 2,11; 95% CI = 1,17 - 3,80), menor probabilidade de parto eutócico (OR = 0,74; 95% CI = 0,56 - 0,98), e hospitalização superior a quatro dias (OR = 2,91; 95% CI = 1,95 - 4,35). Não foi encontrada uma associação com a taxa de cesarianas (OR = 1,24; 95% CI = 0,89 - 1,72).
Conclusão: A elevada prevalência de mulheres grávidas com idade materna avançada foi confirmada. As mulheres mais velhas apresentaram maior número de comorbilidades e maior tempo de hospitalização, mas não apresentaram uma maior ocorrência de cesarianas e outras complicações.

Leia aqui o artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.