A Perspetiva do Doente Sobre a Cirurgia em Regime de Ambulatório: Um Estudo Observacional

Introdução: Com os avanços observados a nível anestésico e cirúrgico, a cirurgia em regime de ambulatório tem cada vez mais expressão. Este regime, apesar das várias vantagens para os doentes, acarreta também vários receios. Os objetivos deste estudo foram avaliar o nível de conhecimento e a perspetiva dos doentes sobre a cirurgia em ambulatório.
Material e Métodos: Estudo prospetivo decorrido durante dois meses em doentes com consulta pré-anestésica num Centro Hospitalar Universitário. Foi inquirida informação demográfica, nível educacional e existência de cirurgia prévia em regime de ambulatório. Foram avaliados o nível de conhecimento dos doentes, a satisfação, as vantagens e receios relativos à cirurgia em regime de ambulatório. A análise foi feita com SPSS (v 27.0) e p < 0,05 foi considerado como estatisticamente significativo.
Resultados: Foram incluídos 251 doentes. Destes, 128 (51%) doentes demostraram ter conhecimento sobre a cirurgia de ambulatório. As principais vantagens percebidas pelos doentes foram ter uma recuperação mais sossegada (44,7%), evitar estar rodeado de outros doentes (43,1%) e evitar infeção (37,2%). Os principais receios mostrados pelos doentes foram o mau controlo da dor (20,7%) e de náuseas/vómitos (10%) e ter outros problemas de saúde (13,1%).
Conclusão: Os doentes poderão beneficiar de ser mais informados sobre o regime cirúrgico em ambulatório de forma a diminuir os seus receios e aumentar a sua satisfação. Investir na informação do doente poderá aumentar a aceitação do regime de ambulatório.

Leia aqui o artigo completo (apenas em inglês),

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.