COVID-19 e Necessidades em Saúde Não Satisfeitas para Indivíduos Com Mais de 50 anos em Portugal

Introdução: A pandemia por COVID-19 conduziu ao cancelamento de cuidados de saúde e à diminuição da sua procura resultando em necessidades de cuidados de saúde não satisfeitas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a sua prevalência e distribuição, em Portugal.
Material e Métodos: Os dados provêm do Survey of Health, Ageing and Retirement in Europe. Foram inquiridos 1118 portugueses com 50 ou mais anos, entre junho e agosto de 2020, sobre necessidades de cuidados de saúde não satisfeitas por: i) receio de ser infetado; ii) cancelamento por parte dos serviços de saúde; iii) solicitação de consulta não atendida. A análise de prevalência de necessidades não satisfeitas foi complementada pelo cálculo de índices de concentração em função das variáveis: rendimento, educação e estado de saúde.
Resultados: Cerca de 60% dos inquiridos reportaram pelo menos uma necessidade não satisfeita, quase o dobro da média europeia, sendo o motivo ii) cancelamento por parte dos serviços de saúde o mais frequente. A prevalência de necessidades não satisfeitas diferiu consoante o nível de rendimento e o estado de saúde. Os índices comprovaram a sua concentração nos indivíduos com pior estado de saúde, embora para o motivo Receio a concentração ocorresse nos que têm maior rendimento e nível de educação.
Conclusão: O nosso estudo revelou uma elevada prevalência de necessidades de cuidados de saúde não satisfeitas e a sua concentração em indivíduos com pior estado de saúde. Dada a associação entre necessidades não satisfeitas e a subsequente deterioração da saúde, estes resultados constituem um alerta para o futuro próximo.

Leia aqui o artigo completo.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.