REDES SOCIAIS
Revista Científica da Ordem dos Médicos
Introdução: O objetivo deste estudo foi traduzir e validar para português europeu a CAPS-CA-5 (Clinician Administered PTSD Scale for Children and Adolescents), uma escala semiestruturada para o diagnóstico de perturbação de stress pós-traumático em crianças e adolescentes, de acordo com os critérios do DSM-5.
Material e Métodos: Este estudo foi desenvolvido em três etapas. Na primeira, foi realizada a tradução e contra-tradução da CAPS-CA-5 para português europeu. Na segunda etapa, a versão obtida anteriormente foi submetida a um pré-teste. Na terceira etapa, a versão final da CAPS-CA-5, os questionários KIDCOPE e a Escala de Depressão, Ansiedade e Stresse - Crianças foram aplicados em 101 crianças que experienciaram pelo menos um evento potencialmente traumático. As crianças incluídas neste estudo tinham entre sete e 18 anos e tinham um período de acompanhamento em consulta de Psiquiatria Infantil ou Pediatria de pelo menos um mês, num dos três hospitais envolvidos neste projeto.
Resultados: Em relação à análise fatorial confirmatória, os nossos resultados mostram que a CAPS-CA-5 é um instrumento psicométrico adequado para avaliar o diagnóstico e a gravidade dos sintomas de perturbação de stresse pós-traumático de acordo com o DSM-5. A validade convergente foi comparável à versão original. Embora tenha havido relações negativas com quase todos os seus clusters, estas não foram estatisticamente significativas quando aplicadas com as estratégias de coping positivo do KIDCOPE. A versão em português europeu da CAPS-CA-5 apresentou boa consistência interna (α de Cronbach para a escala total foi de 0,89).
Conclusão: A versão em português europeu do CAPS-CA-5 possui propriedades psicométricas semelhantes à sua versão original.
Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).