Perfis na Dependência de Internet em Adolescentes: Análise Taxonómica de Perfis Latentes

Introdução: A dependência da Internet em adolescentes tem sido associada a problemas no seu desenvolvimento psicossocial. Porém, a literatura carece de dados sobre diferentes perfis do uso de Internet. Este estudo pretendeu identificar perfis de dependência de Internet (DI), baseado nas características psicométricas do Internet Addiction test (IAT), verificando associações entre os perfis e comportamentos sociais.
Material e Métodos: Estudo transversal realizado em escolas públicas de uma região Portuguesa mediante questionário que incluiu o IAT. Realizou-se uma análise de perfis latentes (APL) para identificar perfis de adolescentes, com base nos seis domínios do IAT.
Resultados: Dos 1915 participantes, a idade média foi 15 ± 1,82 anos; 53% eram do sexo feminino. Identificou-se DI em 16,5%. A análise de modelos por qualidade de ajuste e rácio de verossimilhança de Lo-Mendell-Rubin revelou um modelo adequado com 4 perfis: 1 – Utilizadores com dificuldade de controlo; 2 – Utilizadores equilibrados; 3 – Utilizadores com problemas de antecipação; 4 – Utilizadores problemáticos.
Conclusão: Este estudo permitiu a caracterização de diferentes padrões e comportamentos de adolescentes na DI, pelo que se alerta para uma abordagem preventiva na redução da DI.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.