REDES SOCIAIS
Revista Científica da Ordem dos Médicos
Introdução: A anemia e ferropenia estão associadas a um aumento da mortalidade e a piores resultados no período pós-operatório. Consensualizar as suas definições permitirá otimizar a sua gestão. O patient blood management engloba essa gestão, com relevo acrescido em situações de contingência, focado nos cuidados centrados no doente e na melhoria da segurança e dos outcomes. As barreiras à implementação de princípios patient blood management prendem-se, entre outras, com falta de padronização. Pretende--se estabelecer um consenso sobre estes diagnósticos e implementação de patient blood management na prática clínica em Portugal.
Material e Métodos: Foram reunidos oito especialistas em Imuno-hemoterapia, Hematologia Clínica, Anestesiologia, Medicina Interna e Obstetrícia/ Ginecologia. Foi realizado um focus group, onde foram definidas 33 afirmações. Além disso, foi realizado um painel Delphi, com especialistas das áreas mencionadas acima, assim como de Cirurgia Geral, Urologia e Ortopedia.
Resultados: As duas rondas do painel Delphi tiveram, respetivamente, 70 e 46 respondedores. Estes foram consensuais em apenas duas afirmações, na existência de consulta pré-operatória de patient blood management para os candidatos a cirurgias eletivas em que se antecipa o uso de hemoderivados e, na importância da correção da anemia e ferropenia pós-operatórias. Das 31 afirmações restantes, 27 atingiram alta concordância ou discordância pelos respondentes.
Conclusão: Foi alcançado consenso em apenas duas (6%) das 33 afirmações. Houve consenso sobre a relevância de estabelecer o patient blood management como standard of care e a valorização das intervenções de patient blood management pré e pós-operatórias. No entanto, os resultados indiciam falta de consciencialização sobre os princípios de patient blood management – que poderiam levar a melhores resultados pós-operatórios, com redução do tempo de hospitalização e dos custos e maior disponibilidade de camas. Iniciativas de formação e literacia poderiam ajudar a uma melhor implementação dos princípios de patient blood management nos hospitais portugueses.
Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).