Estudo Transversal sobre Profilaxia da Endocardite Infecciosa: Inquérito a Médicos da Sociedade Portuguesa de Cardiologia

Introdução: Na última década, a restrição das indicações para a profilaxia antibiótica na endocardite infeciosa teve um impacto incerto na incidência desta condição. Uma vez que não existem dados sobre a prática da profilaxia da endocardite infeciosa em Portugal, procurámos caracterizar o padrão de utilização antibiótica para a profilaxia da endocardite infeciosa e a conformidade/sensibilização das orientações científicas entre médicos, membros da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.
Material e Métodos: Foi realizado um estudo observacional transversal. Um questionário online de autopreenchimento com 12 itens sobre profilaxia da endocardite infeciosa foi enviado a 1330 médicos, especialistas e internos, sócios da Sociedade Portuguesa de Cardiologia. Foi realizada uma análise estatística descritiva.
Resultados: Foram validados 253 questionários respondidos. Oitenta e sete por cento dos inquiridos eram cardiologistas (especialistas ou internos), a maioria entre os 30 e os 40 anos (26,7%) e os 50 e 80 anos (44,3%). A maior parte (83,0%) segue as orientações científicas europeias. Ainda assim, 61,0% admitiu ter ou poder ter dúvidas sobre a profilaxia da endocardite infeciosa em determinados doentes. Verificou-se uma adesão variável às orientações científicas. A necessidade de mais evidência científica foi defendida por 60,6% dos respondedores.
Conclusão: Entre médicos da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, a profilaxia da endocardite infeciosa foi geralmente orientada pelas orientações científicas europeias. Existiu, no entanto, uma evidente discrepância entre as orientações e a perceção do risco de endocardite infeciosa na prática clínica. Isto reforça a necessidade de acesso a dados científicos mais robustos.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.