Debriefing ou Feedback: Estudo Exploratório do Efeito de Dois Métodos de Discussão Pós-Cenário na Aquisição e Retenção de Competência Não-Técnicas

Introdução: Há uma escassez de estudos quantitativos comparando objetivamente o debriefing e o feedback como métodos de discussão pós-cenário e o seu impacto na aquisição e retenção de competências não-técnicas pelas equipas de saúde. O objetivo principal deste estudo é explorar esta questão de investigação, usando uma amostra de estudantes de medicina. Adicionalmente, foi analisada a opinião e preferência dos estudantes sobre o método de discussão pós-cenário.
Material e Métodos: Quarenta e cinco estudantes de medicina foram distribuídos em 15 equipas e alocados aleatoriamente a dois grupos. Cada equipa participou em três cenários de simulação diferentes, com níveis de dificuldade semelhantes e as mesmas oportunidades para aplicar as seguintes competências não-técnicas específicas: liderança, comunicação e gestão de tarefas. Para avaliar a aquisição e retenção de competências, os cenários decorreram nos dias um (linha de base), dois (aquisição) e 20 (retenção). O desempenho de cada equipa foi avaliado objetivamente por um observador, através da análise das gravações dos cenários e de uma checklist. Os estudantes foram ainda convidados a avaliar individualmente a condução do debriefing e do feedback.
Resultados: Ambos os grupos (debriefing e feedback) demonstraram um incremento semelhante nas pontuações objetivas, com um aumento acentuado entre os dias um e dois (aquisição) e um aumento ligeiro entre os dias dois e 20 (retenção). Os estudantes indicaram o debriefing como método de discussão preferencial.
Conclusão: O debriefing e o feedback são métodos eficazes de discussão pós-cenário, promovendo a aquisição e retenção de competências não-técnicas por estudantes pré-graduados. A aliança da prática reflexiva do debriefing com o estilo diretivo de feedback, alternando apropriadamente entre facilitação e instrução, é um compromisso aceitável para alcançar uma discussão educacionalmente significativa num tempo limitado.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.