Dermatoses Ocupacionais em Profissionais de Saúde durante a Pandemia de COVID-19: Revisão Narrativa

Introdução: A 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou a doença provocada pelo novo coronavírus uma pandemia. As medidas de prevenção, nomeadamente, o uso apropriado de equipamento de proteção individual e a higienização das mãos, são essenciais na diminuição da transmissibilidade. Os profissionais de saúde têm particular indicação para o seu uso e para o aumento da frequência e duração da lavagem e desinfeção das mãos. Estas medidas estão associadas a um maior risco de desenvolvimento de patologias cutâneas como a dermatite de contacto e a exacerbação de lesões cutâneas pré-existentes, tais como a acne e a dermatite seborreica. O objetivo deste artigo é apresentar uma descrição das principais lesões cutâneas, e salientar o papel da dermatologia ocupacional e medidas preventivas.
Métodos: Foi realizada uma pesquisa na PubMed e incluídas orientações de organizações como a Direção-Geral da Saúde e a Organização Mundial da Saúde.
Resultados: As principais patologias cutâneas observadas nos profissionais de saúde ao longo da pandemia associam-se à higienização das mãos e à utilização de equipamentos de proteção individual, consistindo, sucintamente, em eczema das mãos, dermatite de contacto induzida por máscaras, dermatite de contacto irritativa por traumatismo do equipamento de proteção individual, queilite e exacerbação de condições pré-existentes como acne e dermatite seborreica. A prevenção e o reconhecimento atempado das dermatites associadas ao uso de equipamento de proteção individual e ao reforço da higiene das mãos são fundamentais para otimizar o desempenho laboral e a segurança dos profissionais de saúde e maximizar a adesão às medidas preventivas.
Conclusão: A proteção da saúde e da segurança dos profissionais de saúde constitui uma medida essencial no combate da pandemia, pelo que a Medicina do Trabalho assume um papel fundamental, atuando a nível da prevenção da doença e promoção da saúde, por exemplo, através da realização de sessões de educação e orientação das várias patologias cutâneas associadas ao trabalho, maximizando o bem-estar do trabalhador.

Clique aqui para aceder ao artigo completo.

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.