REDES SOCIAIS
Revista Científica da Ordem dos Médicos
Introdução: O objetivo deste estudo foi traduzir o questionário Pediatric International Knee Documentation Committee (Pedi-IKDC) para Português Europeu. O questionário Pedi-IKDC foi originalmente desenvolvido na língua inglesa e o seu construto permite a avaliação funcional de patologia do joelho, em crianças e adolescentes.
Material e Métodos: A versão original do questionário em inglês foi traduzida para português pelo método tradução e contratradução. Foram considerados elegíveis para o estudo pacientes com idade entre os oito e os 17 anos, com patologia do joelho. Foi implementada uma plataforma online para recolher as respostas dos pacientes, incluindo informação geral demográfica, os questionários Pedi-IKDC, EuroQol-5 Dimension Youth e Childhood Health Assessment Questionnaire. Foram enviados três inquéritos: no momento da avaliação inicial (T0), após duas (T1) e dez (T2) semanas. Estes inquéritos seguiram as recomendações da Checklist da Consensus-based Standards for the Selection of Health Measurement Instruments - COSMIN. Foram avaliadas a consistência interna, fiabilidade, erros de medida, validade estrutural e de construto (através da correlação com escalas previamente validadas), responsabilidade e interpretabilidade (efeitos de chão e teto, mudança mínima importante e curva ROC).
Resultados: Quarenta e sete pacientes completaram T0, 42 completaram T1 e 40 completaram T2. A análise factorial confirmou a unidimensionalidade da escala. O coeficiente de correlaçã o entre os itens (alfa de Cronbach) foi 0,94, o coeficiente de correlaçã o intraclasse foi 0,92, a mudança mínima detetável foi 19,04 a nível individual e 3,31 a nível de grupos de indivíduos; o erro padrão de medida foi 6,87; a mudança mínima detetável foi 18,48; não se verificaram efeitos de chão ou de teto. Mais de 75% das hipóteses testadas para a validade de construto foram aceites, demonstrando-se adequada. A variaçã o das pontuaçõ es entre T0 e T2 correlacionou-se com a evolução clínica dos participantes (r = 0,421, p < 0,05).
Conclusão: A versão portuguesa do Pedi-IKDC demonstrou boas propriedades psicométricas, sendo uma ferramenta útil na avaliação clínica de pacientes pediátricos com patologia do joelho.
Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).