REDES SOCIAIS
Revista Científica da Ordem dos Médicos
Introdução: Os benefícios do programa multimodal Enhanced Recovery After Surgery® (ERAS) têm sido descritos em todo o mundo. A adoção de várias estratégias peri-operatórias traduz-se numa melhoria dos cuidados de saúde prestados com ganhos para o doente e para a instituição. O objetivo deste estudo foi reportar os resultados da implementação do programa ERAS® na cirurgia colorretal num hospital terciário.
Material e Métodos: Neste estudo unicêntrico observacional foram incluídos 534 doentes submetidos a cirurgia colorretal entre dezembro 2018 e maio de 2021. Foram criados dois grupos: antes e depois da implementação do programa ERAS® com o objetivo primário de comparar a morbilidade aos 30 dias. Foi também avaliado o tempo de internamento, a taxa de reinternamento, reintervenção e a mortalidade entre os grupos.
Resultados: O grupo pré-ERAS era constituído por 102 doentes e o grupo ERAS por 432 doentes. Verificou-se uma redução significativa na morbilidade aos 30 dias (37,3% vs 26,5%, p < 0,05), no tempo de internamento (7 dias vs 5 dias, p < 0,001) e na taxa de readmissão (12,9% vs 6%, p < 0,05) após a implementação do programa.
Conclusão: O protocolo ERAS® na cirurgia colorretal foi implementado com sucesso e segurança no nosso hospital, contribuindo para uma melhoria dos cuidados peri-operatórios prestados aos doentes.
Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).