Impacto da Aplicação do Programa ERAS na Cirurgia Colo-rectal de um Centro Hospitalar Terciário

Introdução: Os benefícios do programa multimodal Enhanced Recovery After Surgery® (ERAS) têm sido descritos em todo o mundo. A adoção de várias estratégias peri-operatórias traduz-se numa melhoria dos cuidados de saúde prestados com ganhos para o doente e para a instituição. O objetivo deste estudo foi reportar os resultados da implementação do programa ERAS® na cirurgia colorretal num hospital terciário.
Material e Métodos: Neste estudo unicêntrico observacional foram incluídos 534 doentes submetidos a cirurgia colorretal entre dezembro 2018 e maio de 2021. Foram criados dois grupos: antes e depois da implementação do programa ERAS® com o objetivo primário de comparar a morbilidade aos 30 dias. Foi também avaliado o tempo de internamento, a taxa de reinternamento, reintervenção e a mortalidade entre os grupos.
Resultados: O grupo pré-ERAS era constituído por 102 doentes e o grupo ERAS por 432 doentes. Verificou-se uma redução significativa na morbilidade aos 30 dias (37,3% vs 26,5%, p < 0,05), no tempo de internamento (7 dias vs 5 dias, p < 0,001) e na taxa de readmissão (12,9% vs 6%, p < 0,05) após a implementação do programa.
Conclusão: O protocolo ERAS® na cirurgia colorretal foi implementado com sucesso e segurança no nosso hospital, contribuindo para uma melhoria dos cuidados peri-operatórios prestados aos doentes.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.