Localização Pré-operatória de Adenomas da Paratiroide no Hiperparatiroidismo Primário: O Papel da Ecografia Cervical com Doppler

Introdução: O adenoma da paratiroide é a causa mais frequente de hiperparatiroidismo primário. Nos últimos anos, a localização pré-operatória de adenomas da paratiroide tem permitido técnicas cirúrgicas minimamente invasivas que se tornaram preferíveis à exploração cervical bilateral tradicional. As recomendações internacionais mais recentes relativamente a este tópico têm dado ênfase aos exames de imagem de medicina nuclear. Neste estudo, os autores revêem o papel atual da ecografia cervical com Doppler na localização pré-operatória de adenomas da paratiroide em doentes com hiperparatiroidismo primário.
Material e Métodos: Estudo retrospetivo de doentes com hiperparatiroidismo primário submetidos a paratiroidectomia entre janeiro de 2013 e 2022 no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central. Análise estatística realizada com IBM SPSS Statistics, versão 26.0.0.0®.
Resultados: Foram identificados 171 doentes com hiperparatiroidismo primário submetidos a paratiroidectomia (77,8% sexo feminino). A ecografia cervical com Doppler foi o exame mais solicitado para localização pré-operatória de adenomas da paratiroide (64,3%, n = 110) e detetou a lesão em 98 doentes (89,1%). A análise comparativa da localização pré-operatória do adenoma da paratiroide baseada na ecografia cervical com Doppler com os achados cirúrgicos e histológicos demonstrou identificação correta do adenoma em 76 doentes (77,6%). A ecografia cervical com Doppler subestimou ligeiramente a dimensão dos adenomas (18,1 ± 7,7 mm pré-operatório versus 22 ± 8,4 mm pós-operatório). Os níveis de cálcio, paratormona, a dimensão do adenoma e a presença concomitante de nódulos tiroideus não afetou a eficácia diagnóstica da ecografia cervical com Doppler.
Conclusão: A ecografia cervical com Doppler demonstrou elevada precisão diagnóstica independentemente da presença concomitante de nódulos tiroideus, dos níveis de cálcio e paratormona e da dimensão dos adenomas da paratiroide. A sua disponibilidade, segurança e custo aliado à capacidade diagnóstica demonstrada devem favorecer o seu uso como primeira linha na localização pré-operatória de adenomas da paratiroide no hiperparatiroidismo primário.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em Inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.