A Resposta Portuguesa na Síndrome Coronária Aguda durante a Primeira Onda da Pandemia de COVID-19

Introdução: O severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2) condicionou drásticas alterações nas instituições de saúde e assistência médica. Doenças não relacionadas com SARS-CoV-2 foram indiretamente afetadas pela pandemia, apesar de o seu tratamento se manter fundamental. As doenças cardiovasculares, como a síndrome coronária aguda (SCA), são prevalentes e foi necessário adaptar a assistência a estas doença durante a pandemia. Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto nacional e a resposta das instituições de saúde durante a primeira onda da pandemia em doentes admitidos por SCA.
Material e Métodos: Estudo retrospetivo multicêntrico com dados do Registo Nacional Português de síndrome coronária aguda entre 1 de janeiro de 2016 e 28 de fevereiro de 2021. Foram definidos dois grupos: o ano anterior ao ano da pandemia (março, abril, maio e junho 2019) (952 doentes) e a primeira onda da pandemia (março, abril, maio e junho 2020) (642 doentes). Características clínicas, tempo até à reperfusão, complicações intra-hospitalares e seguimento a um ano foram comparados entre os dois períodos.
Resultados: Nos meses de 2020 registou-se uma menor incidência de SCA comparando com o mesmo período em 2019, com uma redução de 32,6%. Não se registaram diferenças estatisticamente significativas entre os dois períodos temporais no que diz respeito às características demográficas e clínicas (exceto pela maior prevalência de doença cardiovascular familiar e doença pulmonar obstrutiva crónica em 2020, e maior prevalência de diabetes em 2019), abordagem clínica, complicações intra-hospitalares e mortalidade e readmissão durante o seguimento a um ano. Verificou-se uma tendência para um atraso até à reperfusão, sem significância estatística. Os doentes com SCA durante a pandemia foram menos referenciados para centros com intervenção coronária percutânea (p = 0,034) e foram mais frequentemente transferidos para outro hospital (p < 0,001).
Conclusão: Durante a primeira onda da pandemia de COVID-19 registou-se uma redução nas hospitalizações por SCA. O sistema nacional de saúde português esteve sob pressão e stresse para prestar assistência durante a pandemia. No entanto foi capaz de fornecer uma resposta adequada aos doentes admitidos por SCA.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.