Epidemiologia da Psoríase em Portugal: Um Estudo de Base Populacional

Introdução: A psoríase é uma doença inflamatória crónica da pele com um elevado impacto ao nível pessoal, social e também económico nos sistemas de saúde. Este estudo foi desenhado com o objetivo de providenciar uma caracterização epidemiológica da população de doentes com psoríase em Portugal.
Material e Métodos: Estudo observacional, transversal, nacional, de base populacional desenvolvido pelo Grupo Português de Psoríase da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (GPP-SPDV). Para o efeito, desenhou-se um questionário que foi posteriormente aplicado por entrevistadores experientes a uma amostra aleatória e representativa dos indivíduos portugueses com psoríase e/ou artrite psoriática. Os critérios para diagnóstico de psoríase neste estudo incluíram a resposta positiva a pelo menos uma das seguintes questões: “Já foi diagnosticado com psoríase por algum médico?” ou “Tem alguma doença da pele que curse com lesões descamativas avermelhadas localizadas nos cotovelos/joelhos/escalpe?”.
Resultados: Foi realizado um total de 6381 entrevistas. Destas, 283 corresponderam a indivíduos com psoríase de acordo com critérios pré-estabelecidos, correspondendo a uma prevalência de 4,4% (IC 95% 3,95 – 4,98). Dos participantes que cumpriram os critérios para psoríase, 24% tinham sinais ou sintomas sugestivos, mas não tinham diagnóstico clínico estabelecido ou acompanhamento médico. Apesar de mais de 70% dos participantes terem doença ativa (descamação, eritema ou prurido) e um terço ter sintomas articulares, apenas 12% estavam a receber tratamento sistémico e menos de um terço estavam a ser acompanhados por um médico. Cinquenta porcento dos participantes (n = 139) referiram comorbilidades relevantes (sendo as mais frequentes depressão/ansiedade e doenças cardio-metabólicas). Sessenta por cento dos participantes com psoríase (n = 46) admitiram que a psoríase interferia com as suas atividades de vida diária (impacto mediano de 5 numa escala de 0 – 10), sendo que 12% referiram ainda um impacto na vida sexual (impacto mediano de 5 numa escala de 0 – 10).
Conclusão: Os resultados do estudo sugerem que a prevalência da psoríase parece ser elevada em Portugal, existindo atualmente várias lacunas no que concerne à prestação de cuidados de saúde a estes doentes, desde o diagnóstico ao tratamento. Este estudo providencia informação importante para o planeamento de estratégias interventivas que visem melhorar os cuidados de saúde aos doentes com psoríase.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.