Validação da Versão Portuguesa de um Instrumento de Avaliação de Necessidades Paliativas Pediátricas: A Pediatric Palliative Screening Scale

Introdução: A Pediatric Palliative Screening Scale (PaPaS Scale) foi desenhada para ajudar os profissionais a identificar as crianças/jovens com doença crónica complexa, limitante ou ameaçadora da vida que beneficiariam de cuidados paliativos pediátricos e facilitar referenciação atempada e apropriada. O objetivo deste estudo foi traduzir, adaptar culturalmente e validar a PaPaS Scale para a população pediátrica portuguesa.
Material e Métodos: Realizou-se um estudo metodológico quantitativo de tradução, adaptação cultural e validação de uma escala. Numa primeira fase, procedeu-se à tradução e adaptação cultural da versão original da PaPaS Scale de inglês para português europeu. A segunda fase consistiu na avaliação das propriedades psicométricas da versão portuguesa da Escala PaPaS.
Resultados: Numa amostra de 51 questionários referentes a crianças/jovens com doença crónica complexa, a soma das respostas aos itens da escala revelou que 84,4% dos doentes tinham indicação para ser referenciados aos cuidados paliativos pediátricos. Na análise de consistência interna obteve-se um valor do alfa de Cronbach superior a 0,80, pelo que se pôde considerar a escala como adequada aos dados analisados. De facto, os valores de correlação item-total indicaram que as 11 variáveis mediram com boa fiabilidade e de forma unidimensional a escala PaPaS. Na análise fatorial confirmatória, os resultados obtidos indicaram que globalmente os itens eram significativos, consistentes e apresentaram validade convergente. Apenas o item “2.2. Efeitos secundários do tratamento” obteve um valor abaixo do limiar definido.
Conclusão: A PaPaS Scale foi traduzida e adaptada para a versão em português europeu, o que permite a sua utilização imediata na população portuguesa. Torna-se importante o desenho de estudos, preferencialmente multicêntricos, que aprofundem as características psicométricas desta escala.

Clique aqui para aceder ao artigo completo.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.