Um Estudo de Caso Psicométrico Preliminar da Music in Dementia Assessment Scales: Versão em Português Europeu (Midas-PT)

Introdução: A Music in Dementia Assessment Scales (MiDAS) é um instrumento estandardizado para avaliar os efeitos de intervenções terapêuticas baseadas na música em doentes com demência. Dada a sua especificidade e características, é uma escala particularmente interessante e importante na investigação do uso terapêutico da música na demência. O objetivo deste estudo foi reportar um estudo psicométrico preliminar do instrumento traduzido e adaptado para Português Europeu (MiDAS-PT).
Material e Métodos: Um grupo de doentes com demência, residentes em lar, frequentou sessões de intervenções terapêuticas baseadas na música em grupo, bissemanais, durante cinco semanas. Os coordenadores da intervenção e profissionais de saúde do lar aplicaram a MiDAS em todas as sessões e a Quality-of-Life Scale (QoL-AD) em três momentos. Foram avaliadas a fiabilidade inter-observadores, a fiabilidade teste-reteste e a validade de construto.
Resultados: Foram completados um total de 529 formulários (funcionários = 235, terapeutas = 294). Foram identificadas baixa fiabilidade inter-observadores e teste-reteste, boa consistência interna, baixa validade concorrente e boa validade de construto. Verificou-se uma elevada correlação entre os cinco itens da escala (Interesse, Resposta, Iniciativa, Envolvimento e Satisfação) na análise fatorial.
Conclusão: Esta investigação preliminar demonstrou propriedades psicométricas aceitáveis em variados atributos, sendo necessária investigação adicional para estabelecer definitivamente o valor psicométrico do instrumento.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.