Salmoneloses em Crianças num Hospital Português: Um Estudo Retrospetivo

Introdução: A salmonelose representa um desafio do ponto de vista sanitário, social e económico, tanto nos países em desenvolvimento como nos desenvolvidos. Nos últimos anos, em Portugal, a maioria das infeções por Salmonella foi reportada em crianças com menos de 15 anos. O objetivo principal deste estudo foi caracterizar, do ponto de vista epidemiológico, microbiológico e clínico, os casos de isolamento de Salmonella em crianças.
Material e Métodos: Estudo descritivo com análise retrospetiva dos casos de salmonelose em idade pediátrica, no período compreendido entre janeiro de 2015 e julho de 2020, num Hospital Português de nível II.
Resultados: A população incluiu 63 doentes, dos quais 81% eram portugueses. A origem étnica foi identificada em 13 crianças, sendo a maioria africana. A idade média de diagnóstico foi quatro anos (3,5 - 9 anos). Apesar do reduzido número de casos por ano no nosso estudo (11), um terço destes foi suficientemente grave para necessitar de hospitalização e 13% dos pacientes foram tratados com antibióticos. Em 63% dos isolamentos identificou-se o serotipo: Salmonella Enteriditis (38%), Salmonella Typhimurium (22%) e Salmonella Typhi (3%). As taxas de resistência aos antibióticos foram de 19% para ampicilina e 6,4% para amoxicilina-ácido clavulânico e cotrimoxazol. Não se identificaram resistências às cefalosporinas de terceira geração.
Conclusão: Com os resultados obtidos pretendemos melhorar o conhecimento sobre as salmoneloses em Portugal e consequentemente as estratégias de prevenção, tratamento e notificação. Embora a incidência de salmonelose tenha vindo a diminuir nos últimos anos, estas são a segunda causa mais frequente de infeção gastrointestinal na União Europeia, contribuindo para uma importante taxa de hospitalizações e de uso de antibióticos em Portugal.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.