Risco Nutricional e Desnutrição em Pediatria: Da Avaliação Antropométrica à Ferramenta de Rastreio Strongkids®

Introdução: A prevalência de desnutrição em crianças hospitalizadas é alta e associada a impactos negativos na saúde. O objetivo deste estudo foi caraterizar o estado nutricional de crianças hospitalizadas, bem como comparar a estratificação de risco nutricional através da ferramenta STRONGkids® e da avaliação antropométrica.
Material e Métodos: Estudo prospetivo realizado no período de março a junho de 2019 numa unidade de internamento pediátrica de um hospital de nível 2. Foram incluídas crianças com idades entre um mês e 17 anos. O rastreio nutricional (STRONGkids®) foi realizado e as variáveis demográficas e antropométricas (z-scores para altura-por-idade, peso-por-idade, peso-por-altura e índice de massa corporal foram comparados com os valores de referência da Organização Mundial de Saúde) e relacionadas com doença de base (motivo do internamento; permanência hospitalar; presença de doença crónica) foram determinadas por médicos e enfermeiros com formação prática e teórica adequada.
Resultados: Foram avaliadas 209 crianças, das quais 188 foram incluídas. A idade média foi de 4,6 anos e o tempo médio de internamento hospitalar foi de 4 dias. Dos 188 indivíduos, 54% foram classificados com ‘risco moderado’ e 2% com ‘alto risco’ de desenvolver desnutrição; 25% estavam efetivamente desnutridos. Das 105 crianças para as quais foi calculado o z-score, 6% apresentaram desnutrição aguda e cerca de 14% desnutrição crónica. O score STRONGkids® correlacionou-se positivamente com o estado nutricional à admissão, tipo de patologia à admissão e presença de doença de base prévia (p < 0,05).
Conclusão: O STRONGkids® é uma ferramenta de rastreio nutricional simples e rápida para crianças hospitalizadas que avalia o estado nutricional na admissão hospitalar. Devido à prevalência consideravelmente alta de crianças identificadas em risco de desnutrição, é essencial identificar e intervir precocemente durante a hospitalização.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.