AnsT-19: Desenvolvimento e Validação de uma Escala de Avaliação da Ansiedade dos Médicos de Família em Teleconsulta

Introdução: A doença provocada pelo novo coronavírus, aumentou a atividade de atendimento não presencial através de teleconsulta nos cuidados de saúde primários, o que pode ter sido motivo de ansiedade nos médicos de família. O principal objetivo da presente investigação foi desenvolver e validar uma escala de avaliação da ansiedade dos médicos de família durante a realização de teleconsulta.
Material e Métodos: Estudo observacional, transversal, de carácter descritivo. Foi aplicado um questionário online para avaliar a ansiedade de médicos de família em Portugal durante a realização de teleconsulta .
Resultados: Foi conduzida uma análise fatorial exploratória com inclusão de 359 respostas válidas depois de determinado o número de fatores a reter. Foi detetada uma estrutura fatorial de quatro fatores, com cargas fatoriais a variar entre 0,44 e 0,98. As correlações entre fatores variaram entre 0,42 e 0,58. Os resultados da análise fatorial exploratória indicaram um ajustamento bom ou muito bom, com o teste qui-quadrado/gl = 2,448, raiz do erro médio quadrático de aproximação (RMSEA) = 0,062 [90% IC = (0,053, 0,073)], raiz do erro médio quadrático residual padronizado (RMSR) = 0.030 e índice Tucker Lewis (TLI) = 0,931. A fiabilidade compósita foi superior a 0,7 em todos os fatores extraídos e a variância média extraída próxima ou superior a 0,5, confirmando validade convergente. O ómega de McDonald (ω) = 0,95 sugeriu a presença de um fator de segunda ordem, e assim uma medida global de ansiedade na teleconsulta. A validade concorrente foi considerada adequada, com correlações entre r = -0,277 e r = -0,393 para com a General Self-Efficacy scale (GSE) e entre r = 0,302 e r = 0,547 para com a Depression Anxiety Stress scales (DASS). As correlações moderadas encontradas entre a DASS e as dimensões da AnsT-19 sugerem que a AnsT-19 está a captar a ansiedade sob o ponto de vista da teleconsulta. Os fatores da AnsT-19, bem como o score total associaram-se com o género, experiência como médico de família, medicação psicotrópica durante o período pandémico e experiência pré-pandémica de teleconsulta, indicando boa validade de construto. As limitações do estudo estão relacionadas com o processo de amostragem por conveniência e recurso a um questionário online de auto-reporte.
Conclusão: O AnsT-19 é um instrumento válido para avaliar a ansiedade dos médicos de família durante a realização de teleconsulta.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.