Validação da Versão Portuguesa do Inventário Multidimensional de Sintomas de Fadiga-Forma Reduzida

Introdução: A gestão apropriada da fadiga depende do desenvolvimento de instrumentos de avaliação compreensivos que permitam identificar os sintomas que devem ser alvo de intervenção. Os objetivos deste estudo foram traduzir uma medida internacional sobejamente usada na avaliação da fadiga (o Multidimensional Fatigue Symptom Inventory–Short-Form, ou MFSI-SF) para português-europeu e avaliar as propriedades psicométricas (consistência interna, estrutura fatorial, e validade discriminante, convergente e de critério, concorrente) daquele instrumento para pacientes portugueses.
Material e Métodos: Após a tradução e adaptação do MFSI-SF para português-europeu, 389 participantes (68,38% mulheres), com uma média de idades de 59,14 anos, completaram o protocolo de estudo. Esta amostra incluiu 148 pacientes oncológicos em tratamento ativo de um hospital de oncologia e uma amostra comunitária composta por 55 sobreviventes oncológicos, 75 pacientes com outras doenças crónicas e 111 controlos saudáveis. 
Resultados: A versão portuguesa do Multidimensional Fatigue Symptom Inventory-Short Form (IMSF-FR) revelou uma forte consistência interna (alfa de Cronbach = 0.97, ómega de McDonald = 0.95). A análise fatorial exploratória indicou que os itens seguem um modelo de cinco fatores em subescalas idênticas à versão original. A validade convergente foi confirmada por relações fortes entre o IMSF-FR e outras medidas de fadiga e vitalidade. A validade discriminante foi sustentada por correlações fracas-a-moderadas entre o IMSF-FR e outras medidas de sonolência, propensão para a sonolência, e lapsos de atenção e memória. O IMSF-FR conseguiu distinguir corretamente doentes oncológicos e participantes saudáveis e predizer a capacidade funcional dos doentes oncológicos.
Conclusão: Os resultados sugerem que o IMFS-FR é um instrumento válido e fiável para avaliar a fadiga em doentes oncológicos e outros doentes crónicos. Ao permitir uma caraterização integrada e compreensiva da fadiga, este instrumento pode assistir os profissionais de saúde a implementar intervenções específicas para a constelação de sintomas exibida.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.