Prevalência e Fatores Preditivos do Aleitamento Materno Exclusivo nos Primeiros Seis Meses de Vida

Introdução: O aleitamento materno exclusivo (AME) é recomendado até aos seis meses de idade. A iniciativa Hospital Amigo dos Bebés (HAB) é um programa internacional de promoção do aleitamento materno lançado em Portugal em 1994. O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência e quais os fatores que influenciam o aleitamento materno nos primeiros seis meses de vida e comparar os resultados obtidos com um estudo decorrido na mesma área metropolitana em 1999.
Material e Métodos: Foi desenvolvido um estudo prospetivo, observacional e longitudinal em dois hospitais da área metropolitana de Lisboa, um HAB e outro não-HAB. Consistiu em três questionários diferentes preenchidos pelas mães aos zero, três e seis meses de idade. O primeiro questionário foi aplicado entre fevereiro e junho de 2019.
Resultados: Foram incluídos 423 recém-nascidos, 324 do HAB e 99 do não-HAB. A taxa de aleitamento materno foi 94,3% à alta da maternidade, 78,2% aos três meses e 64,4% aos seis meses, enquanto a de AME foi 74,2%, 51,8% e 25,6% respetivamente. Todas as lactantes em AME aos seis meses amamentavam em regime de horário livre, à exceção de uma. O abandono do AME esteve associado ao atraso do contacto pele-a-pele, admissão na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, uso de chupeta e mamilos de silicone, regresso antecipado das mães ao trabalho e nível educacional materno mais baixo. Contrariamente, os fatores que promoveram o AME foram idade gestacional superior, adequado peso ao nascimento, início do AM na primeira hora de vida, prática de rooming-in, internamento hospitalar mais curto e ausência de doença neonatal. Em comparação com o estudo de 1999, apesar de uma melhoria significativa da taxa de AM aos três e seis meses, a prevalência de AME foi semelhante aos seis meses (23%). Ambos os estudos identificaram como fatores que contribuem para o abandono do aleitamento materno o menor nível educacional materno e o regresso antecipado da mãe ao trabalho.
Conclusão: Os nossos resultados confirmam as causas de abandono do aleitamento materno reportadas anteriormente e realçam a importância de fatores socioculturais. Em comparação com 1999, a taxa de aleitamento aos três e seis meses aumentou sginificativamente em Portugal. Contudo, é necessária maior otimização para atingir o objetivo proposto pela Organização Mundial de Saúde.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.