Carta ao Editor Sobre a Utilidade do Score SAPS II numa Unidade de Cuidados Intermédios

A unidade de cuidados intermédios constitui uma tipologia de prestação de cuidados de saúde de âmbito hospitalar que medeia entre a Enfermaria e o Serviço de Medicina Intensiva (SMI), destinando-se a receber doentes com falência de órgão estabelecida ou em risco elevado para tal, carecendo de monitorização contínua, medidas diferenciadas de suporte e, ocasionalmente, transferência para SMI.
As ferramentas de avaliação de gravidade e prognóstico utilizadas em contexto de cuidados intensivos ainda não se encontram validadas para os cuidados intermédios. O score SAPS II (0 - 163 pontos) foi desenvolvido a partir dos dados provenientes de 13 152 doentes adultos, de tipologia médica e/ou cirúrgica, admitidos em 137 unidades de 12 países. Encontra-se validado para estimar a probabilidade de morte durante o internamento (e no prazo de um ano, em alguns estudos) e é calculado a partir do pior resultado obtido nas primeiras 24 horas de internamento com base em 17 variáveis: 12 fisiológicas, três relacionadas com antecedentes pessoais, idade e tipologia de admissão.

Leia aqui o artigo completo.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.