O Subdiagnóstico da Hidradenite Supurativa e o Desafio da Morbilidade Crónica Associada

Caro Editor,
A hidradenite supurativa (HS) é uma dermatose inflamatória crónica, que se associa a várias patologias, nomeadamente obesidade, síndrome metabólica, patologias cardiovasculares, psiquiátricas e autoimunes e consumo tabágico, como referido no artigo “Recomendações na Abordagem do Doente com Hidradenite Supurativa”.1
O artigo salienta que a prevalência estimada desta doença varia entre 1% e 4% da população e que existe um atraso significativo no diagnóstico. Adicionalmente, em Portugal, estima-se que a HS seja fortemente subdiagnosticada e subtratada.2 Neste sentido, reconhece-se a posição privilegiada dos cuidados de saúde primários (CSP) para identificar esta patologia, iniciar o tratamento precoce e referenciar os doentes a cuidados diferenciados atempadamente, impedindo desta forma a evolução para formas mais graves da doença, tratamentos de segunda linha e cirurgia.

Clique aqui para aceder ao artigo completo.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.