REDES SOCIAIS
Revista Científica da Ordem dos Médicos
Introdução: Embora a terapêutica antitrombótica após a implantação de válvulas percutâneas tenha sido amplamente estudada em diversos ensaios clínicos, persiste uma lacuna significativa quanto à abordagem ideal após os procedimentos valve-in-valve (ViV), valve-in-ring (ViR) e valve-in-mitral annular calcification (ViMAC). Essa lacuna é particularmente relevante devido ao aparente aumento do risco trombótico associado aos procedimentos ViV. O objectivo desta revisão sistemática foi explorar os potenciais benefícios da anticoagulação em procedimentos ViV, ViR e ViMAC
Métodos: Foi feita uma pesquisa na PubMed, Embase, Cochrane Central Register of Controlled Trials, bem como da literatura cinzenta, para estudos observacionais e intervencionais publicados até dezembro de 2023. Foram incluídos estudos que realizaram uma análise comparativa entre uma estratégia anticoagulante e uma estratégia antiagregante, sendo excluídos aqueles que incluíram doentes com menos de 18 anos. O outcome primário de eficácia foi definido como a incidência de trombose valvular (TV) clínica e total. O outcome primário de segurança foi hemorragia major. Foram feitas análises adicionais relativamente à posição mitral e de acordo com o tipo de válvula utilizada. O risco de viés foi avaliado utilizando a escala de Newcastle-Ottawa. Os dados foram analisados com o software Review Manager 5.4.
Resultados: Foram incluídos cinco estudos observacionais e uma case-series (n = 614 sob anticoagulação e n = 468 sob antiagregantes), num total de 1082 participantes. A taxa de TV clínica foi de 4,2% para todos os procedimentos, e os doentes sob anticoagulação apresentaram uma redução significativa da TV clínica (1,1% vs 8,3%; OR: 0,18; IC 95%: 0,07 - 0,42; I²: 0%) e da TV total (1,3% vs 8,5%; OR: 0,16; IC 95%: 0,07 - 0,37; I²: 0%). Em relação aos eventos hemorrágicos, os dados disponíveis na literatura não permitiram uma análise adequada.
Conclusão: O nosso estudo sugere um potencial benefício potencial dos regimes anticoagulantes na redução das elevadas taxas de TV após os procedimentos valve-in-valve, valve-in-ring e valve-in-mitral annular calcification. No entanto, a ausência de ensaios clínicos randomizados e de dados sobre hemorragias e mortalidade reforça a necessidade de mais investigação.
Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês)