Tratamento Antitrombótico Após Procedimentos Valve-in-Valve, Valve-in-Ring e Valve-in-MAC: Uma Revisão Sistemática e Meta-Analise

Introdução: Embora a terapêutica antitrombótica após a implantação de válvulas percutâneas tenha sido amplamente estudada em diversos ensaios clínicos, persiste uma lacuna significativa quanto à abordagem ideal após os procedimentos valve-in-valve (ViV), valve-in-ring (ViR) e valve-in-mitral annular calcification (ViMAC). Essa lacuna é particularmente relevante devido ao aparente aumento do risco trombótico associado aos procedimentos ViV. O objectivo desta revisão sistemática foi explorar os potenciais benefícios da anticoagulação em procedimentos ViV, ViR e ViMAC
Métodos: Foi feita uma pesquisa na PubMed, Embase, Cochrane Central Register of Controlled Trials, bem como da literatura cinzenta, para estudos observacionais e intervencionais publicados até dezembro de 2023. Foram incluídos estudos que realizaram uma análise comparativa entre uma estratégia anticoagulante e uma estratégia antiagregante, sendo excluídos aqueles que incluíram doentes com menos de 18 anos. O outcome primário de eficácia foi definido como a incidência de trombose valvular (TV) clínica e total. O outcome primário de segurança foi hemorragia major. Foram feitas análises adicionais relativamente à posição mitral e de acordo com o tipo de válvula utilizada. O risco de viés foi avaliado utilizando a escala de Newcastle-Ottawa. Os dados foram analisados com o software Review Manager 5.4.
Resultados: Foram incluídos cinco estudos observacionais e uma case-series (n = 614 sob anticoagulação e n = 468 sob antiagregantes), num total de 1082 participantes. A taxa de TV clínica foi de 4,2% para todos os procedimentos, e os doentes sob anticoagulação apresentaram uma redução significativa da TV clínica (1,1% vs 8,3%; OR: 0,18; IC 95%: 0,07 - 0,42; I²: 0%) e da TV total (1,3% vs 8,5%; OR: 0,16; IC 95%: 0,07 - 0,37; I²: 0%). Em relação aos eventos hemorrágicos, os dados disponíveis na literatura não permitiram uma análise adequada.
Conclusão: O nosso estudo sugere um potencial benefício potencial dos regimes anticoagulantes na redução das elevadas taxas de TV após os procedimentos valve-in-valve, valve-in-ring e valve-in-mitral annular calcification. No entanto, a ausência de ensaios clínicos randomizados e de dados sobre hemorragias e mortalidade reforça a necessidade de mais investigação.

 

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês)

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.