Competências Abordadas no Curso de Medicina: Perceção de Internos de Formação Geral e Específica

Introdução: A educação médica deve adaptar-se às necessidades da sociedade, garantindo que as competências adquiridas pelos alunos correspondem às percecionadas como necessárias a uma atividade médica de qualidade. Pretendeu-se avaliar as perceções de médicos internos formados entre 2020/21 a 2022/23 na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, atualmente a desempenhar funções como internos de formação geral ou específica, relativamente às competências adquiridas durante o curso. Secundariamente, pretendeu-se avaliar as disparidades entre as diferentes fases da carreira médica.
Métodos: Aplicámos um questionário online (escala de Likert de 5 pontos) constituído por cinco subtemas: competências gerais, capacidades práticas, prestação no serviço de urgência, capacidades de comunicação e valores e atitudes. Realizámos estatística descritiva e inferencial. 
Resultados: Obtivemos uma amostra de 381 participantes (193 médicos de formação geral e 188 de formação específica). As competências com melhor avaliação incluíram a ética médica, abordagem holística do doente, anamnese e comunicação. As competências percecionadas negativamente englobaram os procedimentos técnicos, gestão e prescrição terapêutica, orientação social dos doentes, cuidados paliativos, capacidade de liderança e conhecimento sobre a organização do Serviço Nacional de Saúde. Observámos diferenças entre as várias fases da carreira médica, nomeadamente na resolução de problemas e criatividade, prescrição, liderança e gestão de situações de pressão. 
Conclusão: Estes resultados reforçam a necessidade de reestruturar a formação com mais treino prático e desenvolvimento de competências não-técnicas, para melhor preparar os futuros médicos face aos desafios clínicos atuais. 

 

Clique aqui para aceder ao artigo completo

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.