I Simpósio Acta Médica Portuguesa

Decorreu no dia 24 Novembro 2012, na Biblioteca da Ordem dos Médicos em Lisboa, o I Simpósio da Acta Médica Portuguesa sob o tema “A Inovação na Edição Científica”. Para o ano voltaremos para o II Simpósio Acta Médica Portuguesa

O evento, promovido pela revista científica da Ordem dos Médicos, destinou-se a editores de revistas médicas, médicos e alunos de Medicina, membros de sociedades científicas, investigadores e profissionais de ciências da saúde em geral.

Pretendeu este Iº Simpósio dar a compreender o mundo actual da publicação médica, quer nacional, quer internacional, num contexto de “Publish or Perish!”, e divulgar as bases da pesquisa científica e dos processos de publicação de artigos científicos.

Do programa constaram importantes comunicações que pretenderam, de uma forma muito prática, auxiliar autores e revisores (actuais e potenciais) a optimizarem os recursos disponíveis para que dessa forma incrementem a possibilidade de verem os seus trabalhos aceites por revistas científicas – nacionais e internacionais – indexadas nas principais bases de dados.

A sessão, contou com personalidades de destaque no âmbito da edição científica, tais como António Vaz Carneiro, Director do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência (Lisboa), Henrique de Barros do Departamento de Epidemiologia Clínica da Faculdade de Medicina do Porto, Tiago Villanueva, ex-editor da BMJ Student, Fernando Fernandez-Llimos, Jornalólogo e Helena Donato, Directora dos Serviços de Documentação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Prof. Fausto Pinto (Presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia, editor-chefe da Revista Portuguesa de Cardiologia), Prof. João Eurico Fonseca (antigo editor-chefe da Acta Reumatológica Portuguesa), Prof. João Carlos Winck (editor-chefe da Revista Portuguesa de Pneumologia)

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.