Stages for Undertaking a Systematic Review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.11923

Keywords:

Projectos de Investigação, Revisão da Literatura, Revisão Sistemática

Abstract

Tem-se verificado crescente aumento do uso da revisão sistemática como metodologia de investigação para compilar e analisar grandes conjuntos de dados de estudos existentes. Com este aumento também aumentaram as recomendações para conduzir este tipo de investigação. O objectivo deste artigo é fornecer um guia para compreender e/ou realizar uma revisão sistemática para publicação, indicando todas as etapas do processo de revisão. Ao fazerem uma revisão sistemática da literatura, os autores tornam-se conhecedores do tema e, embora consuma muito tempo, podem desenvolver um conjunto de competências incluindo a de pesquisa da literatura e de redacção científica. A revisão sistemática, comparada com a investigação primária, requer relativamente poucos recursos, permitindo que os clínicos normalmente não envolvidos em investigação produzam artigos clinicamente relevantes e de alta qualidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Helena Donato, Serviço de Documentação. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra.

Directora do Serviço de Documentação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.Pós-graduada em ciências documentais. Monitora de cursos na área do medical writing, Pesquisa bibliográfica, comunicação em Medicina, bibliometria. Vários trabalhos publicados (livros e artigos)

Published

2019-03-29

How to Cite

1.
Donato H, Donato M. Stages for Undertaking a Systematic Review. Acta Med Port [Internet]. 2019 Mar. 29 [cited 2024 Apr. 20];32(3):227-35. Available from: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11923

Issue

Section

Review Articles