Influence of the transfusion protocol on parameters of immunologic reactivity in patients subjected to periodic hemodialysis.

J Pratas e Sousa, Raúl Martins, Oscar Tellechea, Rosário Virgínia Ferreira, Filomena C. Oliveira, H. Breda Coimbra, Adelino Marques

Abstract


Apresentam-se e discutem-se os resultados preliminares de um estudo efectuado em 44 doentes com insuficiência renal cronica em hemodialise, com o objectivo de caracterizar o seu tipo de reactividade imunológica, com relevo para o grau de imunocompetência celular, procurando, fundamentalmente, deter minar qual a influência dos programas transfusionais nas alteracoes do seu perfil imunológico.

As provas laboratoriais utilizadas são: teste cutâneos (DNCB, Multitest); caracterização da população linfocitária T e B; doseamento das imunoglobulinas séricas; pesquisa de anti-corpos citotóxicos (B, T, B + T) face a um painel de cerca de 30 populações linfocíticas diferentes.

Os resultados mostram uma diminuição da imunoreactividade celular traduzida pela reducao da hipersensibilidade do tipo retardado (Multitest e DNCB) que e mais acentuada nos doentes submetidos a transfusões sanguíneas.

Esta diminuição da reactividade celular não encontra paralelismo com o grau de sensibilidade do tipo humoral traduzida pela percentagem de anticorpos citotoxicos.


Full Text:

PDF (Português)


Refbacks

  • There are currently no refbacks.