Dubin-Johnson Sprinz syndrome. Light and electron microscopic study.

Authors

  • J. O. Soares Serviço de Anatomia Patológica. Hospital de Santa Maria. Lisboa. Unidade de Microscopia Eletrónica. Faculdade de Medicina de Lisboa.
  • M. João Melo Serviço de Anatomia Patológica. Hospital de Santa Maria. Lisboa. Unidade de Microscopia Eletrónica. Faculdade de Medicina de Lisboa.
  • A. Baptista Serviço de Anatomia Patológica. Hospital de Santa Maria. Lisboa. Unidade de Microscopia Eletrónica. Faculdade de Medicina de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4399

Abstract

Foi feito estudo histoquímico cio tecido hepático em quatro doentes Com Síndrome de Dubin-Johnson-Sprinz, um dos quais estudado, também, por microscopia electrónica. Observou-se a presença de granulações intra-hepatocitárias, castanho-escuras, PAS positivas, ácido-resistentes e com grupos redutores, concluindo-se pela presença concomitante de lipofuscina e melanina. Ao microscópio electrónico essas granulações correspondiam à acumulação de material heterogénio e electron-opaco intra-lisosomático, dispondo-se predominantemente na vizinhança do canaliculo biliar. É revista a natureza do pigmento característico da afecção, de acordo com publicações recentes de índole morfológica e bioquímica, discutindo-se a síndrome de Dubin-Johnson-Sprinz como correspondendo a uma doença lisosomática de armazenamento.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
Soares JO, Melo MJ, Baptista A. Dubin-Johnson Sprinz syndrome. Light and electron microscopic study. Acta Med Port [Internet]. 1979 Oct. 30 [cited 2024 Apr. 25];1(5):539-4. Available from: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4399

Issue

Section

Arquivo Histórico