Hormona Paratiróideia Como Factor Predictivo de Hipocalcemia Após Tiroidectomia: Estudo Prospectivo em 100 Doentes

Authors

  • Fernando Melo Serviço de Cirurgia B. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • António Bernardes Serviço de Cirurgia B. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal. Departamento de Cirurgia. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Ana Velez Serviço de Cirurgia B. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal. Departamento de Cirurgia. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Catarina Campos de Melo Serviço de Cirurgia B. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Fernando José de Oliveira Serviço de Cirurgia B. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal. Departamento de Cirurgia. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.5582

Keywords:

Hipocalcemia, Paratormona, Período Pós-Operatório, Tiroidectomia.

Abstract

Introdução: A hipocalcemia é uma complicação frequente após tiroidectomia total e o principal motivo pelo internamento prolongado destes doentes.
Material e Métodos: Estudaram-se prospectivamente 112 doentes submetidos a tiroidectomia total ou restante entre Junho de 2012 e Novembro de 2013. Foram excluídos 12 casos por apresentarem alterações pré-operatórias da função da paratiróide. Doseou-se a paratormona e cálcio pré-operatórios, imediatamente após a cirurgia, no primeiro dia e no 14º dia após a cirurgia.
Resultados: Dos 100 doentes incluídos 60 desenvolveram hipocalcemia (60%), revelando-se sintomática em 14. Surgiu, maioritariamente, 24 horas após a cirurgia (76,7%). Foi definitiva em três doentes e transitória nos restantes. Nos 60 doentes com hipocalcemia, verificou-se hipoparatiroidismo em 19 doentes no doseamento imediatamente após a cirurgia, 14 no doseamento no primeiro dia mas apenas três mantiveram hipoparatiroidismo após 14 dias (doentes com hipocalcemia definitiva). Comparando o grupo de doentes com e sem hipocalcemia constatou-se uma diminuição da paratormona em ambos (imediatamente após a cirurgia e no primeiro dia) mas
foi mais importante no grupo com hipocalcemia (p = 0,004 e p < 0,001). O decréscimo da paratormona foi mais acentuado no grupo com hipocalcemia, com maior significado no primeiro dia (50,29% vs 22,47% - p < 0,001). O melhor factor preditivo de hipocalcemia identificado foi o decréscimo da paratormona no primeiro dia após a cirurgia > 19,4% (sensibilidade = 82%; especificidade = 63%).
Discussão: No nosso estudo verificou-se uma incidência elevada de hipocalcemia (60%), que se manifestou maioritariamente 24 horas após a cirurgia e que condicionou, nesses doentes, um tempo de internamento mais prolongado. No entanto, em apenas três doentes (3%) a hipocalcemia foi definitiva. Constatou-se ainda uma correspondência na oscilação dos valores séricos do cálcio e da paratormona que permitiu identificar o decréscimo da paratormona no primeiro dia após a cirurgia como um fiável factor predictivo de
hipocalcemia.
Conclusão: O decréscimo da paratormona no primeiro dia após a cirurgia > 19,4% é um bom factor preditivo de hipocalcemia após tiroidectomia total/restante, permitindo identificar os doentes com maior risco, medicá-los profilaticamente e obter altas precoces e seguras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fernando Melo, Serviço de Cirurgia B. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.

Actualmente sou interno complementar de cirurgia geral no Centro Hospitalar e Universitario de Coimbra

Published

2015-06-02

How to Cite

1.
Melo F, Bernardes A, Velez A, Campos de Melo C, de Oliveira FJ. Hormona Paratiróideia Como Factor Predictivo de Hipocalcemia Após Tiroidectomia: Estudo Prospectivo em 100 Doentes. Acta Med Port [Internet]. 2015 Jun. 2 [cited 2024 Apr. 19];28(3):322-8. Available from: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/5582

Issue

Section

Original