The clinical laboratory in primary health care. Impact of laboratory results on clinical decisions in terms of diagnosis and therapy.

Emília Natário

Abstract


O aumento crescente da utilização do laboratório, os gastos e os eventuais riscos para o utente que lhe podem estar associados, são uma preocupação actual dos Administradores de Saúde e da O.M.S.

Estudou-se neste trabalho a utilização do laboratório durante um dia num Centro de Saúde, utilizando-se

a ficha clinica e os duplicados das requisições de analises. O diagnóstico, o controle e a avaliação de saúde foram os três principais motivos da utilização. Através da revisão das fichas clinicas as 3 e 6 semanas avaliou-se o impacto dos resultados laboratoriais no diagnostico e/ou terapêutica, não se tendo verifica do alterações nesse diagnostico ou terapêutica em 42% dos casos. Encontrou-se um intervalo medio de 26 dias, (s = 8,9), entre a data do pedido e a observação dos resultados pelo medico, considerado excessivo pela autora, que levantou questões quanto a valorização dada as analises quer pelo medico quer pelo utente. Concluiu-se com a necessidade de continuar este estudo ao longo de um ano estimulando a participação dos clínicos nesta investigação de modo a conseguir uma melhor compreensão do problema e uma melhor qualidade dos cuidados prestados aos utentes. Provas complementares de diagnostico, laboratório, rotinas, padrão de utilização.


Full Text:

PDF (Português)


Refbacks

  • There are currently no refbacks.