Utilização do laboratório em cuidados de saúde primários. Impacto dos resultados laboratoriais na decisão clínica em termos de diagnóstico e terapêutica.

Autores

  • Emília Natário

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.3562

Resumo

O aumento crescente da utilização do laboratório, os gastos e os eventuais riscos para o utente que lhe podem estar associados, são uma preocupação actual dos Administradores de Saúde e da O.M.S.

Estudou-se neste trabalho a utilização do laboratório durante um dia num Centro de Saúde, utilizando-se

a ficha clinica e os duplicados das requisições de analises. O diagnóstico, o controle e a avaliação de saúde foram os três principais motivos da utilização. Através da revisão das fichas clinicas as 3 e 6 semanas avaliou-se o impacto dos resultados laboratoriais no diagnostico e/ou terapêutica, não se tendo verifica do alterações nesse diagnostico ou terapêutica em 42% dos casos. Encontrou-se um intervalo medio de 26 dias, (s = 8,9), entre a data do pedido e a observação dos resultados pelo medico, considerado excessivo pela autora, que levantou questões quanto a valorização dada as analises quer pelo medico quer pelo utente. Concluiu-se com a necessidade de continuar este estudo ao longo de um ano estimulando a participação dos clínicos nesta investigação de modo a conseguir uma melhor compreensão do problema e uma melhor qualidade dos cuidados prestados aos utentes. Provas complementares de diagnostico, laboratório, rotinas, padrão de utilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Natário E. Utilização do laboratório em cuidados de saúde primários. Impacto dos resultados laboratoriais na decisão clínica em termos de diagnóstico e terapêutica. Acta Med Port [Internet]. 30 de Junho de 1988 [citado 28 de Dezembro de 2024];1(3):203-7. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3562

Edição

Secção

Arquivo Histórico