Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. Declaro que todos os autores tiveram uma contribuição substancial para o manuscrito.
  • 2. Declaro que todos os autores aprovaram a versão final do manuscrito.
  • 3. Declaro que o Manuscrito não está sob revisão de qualquer outra revista, e que não foi publicado em parte ou no todo noutra revista.
  • 4. Declaro que o manuscrito não foi apresentado anteriormente.
  • 5. Declaro que o artigo é original, que todas as afirmações apresentadas como factos são baseados na investigação dos Autores, que se responsabilizam por ele.
  • 6. Declaro que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade.
  • 7. Declaro que não existe, da parte de qualquer dos Autores conflito de interesses nas afirmações proferidas no trabalho.
  • 8. Os autores declaram que os procedimentos seguidos estavam de acordo com os regulamentos estabelecidos pelos responsáveis da Comissão de Investigação Clínica e Ética e de acordo com a Declaração de Helsínquia da Associação Médica Mundial.
  • 9. Os autores declaram ter seguido os protocolos do seu centro de trabalho acerca da publicação dos dados de doentes.

Instruções para Autores

Os manuscritos devem conter material original que ainda não esteja disponível em outro lugar. No entanto, os autores estão autorizados a enviar e apresentar resumos (ou seja, apresentações orais ou em póster) em reuniões científicas abertas.

A página de título e a carta de apresentação devem incluir uma declaração atestando a originalidade do trabalho e divulgando quaisquer resumos, apresentações, relatórios ou publicações anteriores que contenham material que possa parecer sobreposto ao envio atual.

A AMP não aceitará para revisão qualquer manuscrito que esteja atualmente em revisão em outra revista. Os autores podem postar os seus resultados em registos de ensaios clínicos ou submetê-los a agências regulatórias governamentais (por exemplo, FDA ou EMA) sem que o manuscrito seja considerado publicado anteriormente ou publicação sobreposta.

A AMP segue as guidelines da International Committee of Medical Journal Editors sobre a duplicação de publicações - Overlapping Publications (http://www.icmje.org/ recommendations/browse/publishing-and-editorial-issues/overlapping-publications.html)

Quando entenda justificável, a AMP poderá considerar a co-publicação de manuscritos de guidelines/consensos com um número limitado de outras revistas, assumindo que as seguintes condições sejam atendidas:

A solicitação por escrito deve ser aprovada pelo Editor-Chefe antes da submissão do manuscrito de guidelines/ consensos, justificando a necessidade de co-publicação, bem como indicando as revistas específicas que estão a ser consideradas.

O Editor-Chefe da AMP tem a responsabilidade de avaliar o manuscrito de guidelines/consensos e decidir a sua adequação á revista.

A co-publicação online do manuscrito de guidelines/ consensos deve ocorrer simultaneamente em todas as revistas envolvidas. O autor correspondente do manuscrito de guidelines/consensos assume a responsabilidade de garantir que isso ocorra.

Para informação completa consulte as nossas Normas de Publicação.

Editorial

Entrevista

Perspectiva

Cochrane Corner

Estatística

Protocolos de Estudo

Um protocolo de estudo ("manuscrito de metodologia") descreve em pormenor o plano para a realização de um estudo clínico específico e explica o objectivo e a função do estudo, bem como a forma de o realizar. A AMP acredita que a publicação de protocolos de estudo ajudará a melhorar o padrão da investigação em medicina.
Os protocolos de estudo serão publicados sem revisão por pares se o estudo receber aprovação ética e uma bolsa de um organismo de financiamento importante. Quaisquer protocolos que não cumpram estes dois critérios serão enviados para revisão externa por pares.
Os manuscritos de protocolos devem relatar estudos de investigação planeados ou em curso. Se a recolha de dados estiver concluída, o manuscrito não será considerado. Incentivamos a apresentação de manuscritos de protocolo numa fase inicial do estudo.
Os protocolos de estudo devem obedecer aos seguintes critérios para serem considerados para publicação:
- Os artigos devem referir-se a investigação proposta ou em curso e as datas devem ser incluídas no manuscrito. Os artigos que relatem trabalhos já concluídos não serão considerados.
- Os protocolos de estudo devem ter aprovação ética (se aplicável)
- Todas as considerações devem respeitar as seguintes directrizes EQUATOR: PRISMA-P (Preferred Reporting Items for Systematic review and Meta- Analysis Protocols); SPIRIT (Standard Protocol Items for Randomized Trials)
- O registo é obrigatório para qualquer ensaio clínico, bem como para qualquer revisão sistemática e meta-análise.
Os registos aprovados para ensaios clínicos têm de cumprir todas as directrizes de registo de ensaios clínicos do ICMJE. Os números de registo do ensaio terão de ser incluídos no resumo.

Palavras: máximo 2500 palavras (excluindo figuras e tabelas).
Resumo: máximo 300 palavras.
Figuras/Tabelas: máximo 3. As figuras não deverão ser compostas por mais do que seis imagens cada uma.
Referências: máximo 30
Autores: Sem limite

Artigos Curtos

Os resultados preliminares ou as novas descobertas podem dar origem a artigos curtos. O texto deve ser organizado em introdução, métodos, resultados e discussão.

Palavras: máximo 1000 palavras (excluindo figuras, tabelas e referências).
Resumo: 250 palavras, não estruturado.
Figuras/Tabelas: máximo 2.
Referências: máximo 10
Autores: Sem limite

Política de Privacidade

Todas as informações recolhidas são usadas para tornar a sua visita a este sítio o mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos nossos utilizadores é importante para nós. Assim, todas as informações pessoais relativas a visitantes que usem a nossa revista são tratadas em concordância com o Regulamento Geral de Proteção de Dados e demais legislação em vigor. A informação pessoal recolhida pode incluir, em algumas funcionalidades, a recolha do seu nome, endereço eletrónico, telefone, morada e/ou outros. O uso do nosso site pressupõe a aceitação deste acordo de privacidade que pode ser alterado, nomeadamente, quando a legislação o exija. Assim, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado.