Estatística
Protocolos de Estudo
Um protocolo de estudo ("manuscrito de metodologia") descreve em pormenor o plano para a realização de um estudo clínico específico e explica o objectivo e a função do estudo, bem como a forma de o realizar. A AMP acredita que a publicação de protocolos de estudo ajudará a melhorar o padrão da investigação em medicina.
Os protocolos de estudo serão publicados sem revisão por pares se o estudo receber aprovação ética e uma bolsa de um organismo de financiamento importante. Quaisquer protocolos que não cumpram estes dois critérios serão enviados para revisão externa por pares.
Os manuscritos de protocolos devem relatar estudos de investigação planeados ou em curso. Se a recolha de dados estiver concluída, o manuscrito não será considerado. Incentivamos a apresentação de manuscritos de protocolo numa fase inicial do estudo.
Os protocolos de estudo devem obedecer aos seguintes critérios para serem considerados para publicação:
- Os artigos devem referir-se a investigação proposta ou em curso e as datas devem ser incluídas no manuscrito. Os artigos que relatem trabalhos já concluídos não serão considerados.
- Os protocolos de estudo devem ter aprovação ética (se aplicável)
- Todas as considerações devem respeitar as seguintes directrizes EQUATOR: PRISMA-P (Preferred Reporting Items for Systematic review and Meta- Analysis Protocols); SPIRIT (Standard Protocol Items for Randomized Trials)
- O registo é obrigatório para qualquer ensaio clínico, bem como para qualquer revisão sistemática e meta-análise.
Os registos aprovados para ensaios clínicos têm de cumprir todas as directrizes de registo de ensaios clínicos do ICMJE. Os números de registo do ensaio terão de ser incluídos no resumo.
Palavras: máximo 2500 palavras (excluindo figuras e tabelas).
Resumo: máximo 300 palavras.
Figuras/Tabelas: máximo 3. As figuras não deverão ser compostas por mais do que seis imagens cada uma.
Referências: máximo 30
Autores: Sem limite
Artigos Curtos
Os resultados preliminares ou as novas descobertas podem dar origem a artigos curtos. O texto deve ser organizado em introdução, métodos, resultados e discussão.
Palavras: máximo 1000 palavras (excluindo figuras, tabelas e referências).
Resumo: 250 palavras, não estruturado.
Figuras/Tabelas: máximo 2.
Referências: máximo 10
Autores: Sem limite
Declaração de Direitos de Autor
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma Declaração de Responsabilidade Autoral e a Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons
Política de Privacidade
Todas as informações recolhidas são usadas para tornar a sua visita a este sítio o mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos nossos utilizadores é importante para nós. Assim, todas as informações pessoais relativas a visitantes que usem a nossa revista são tratadas em concordância com o Regulamento Geral de Proteção de Dados e demais legislação em vigor. A informação pessoal recolhida pode incluir, em algumas funcionalidades, a recolha do seu nome, endereço eletrónico, telefone, morada e/ou outros. O uso do nosso site pressupõe a aceitação deste acordo de privacidade que pode ser alterado, nomeadamente, quando a legislação o exija. Assim, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado.