Psitacose: A Propósito de Um Caso Clínico
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.10079Palavras-chave:
Aves, Chlamydophila psittaci, Pneumonia Bacteriana, PsitacoseResumo
A psitacose é uma entidade rara provocada pela Chlamydophila psittaci, uma bactéria intracelular obrigatória que se transmite através do contacto com aves contaminadas. A apresentação clínica e imagiológica é inespecífica. Reporta-se o caso clínico de uma mulher de 42 anos, com história de exposição a pássaros, que se apresenta no Serviço de Urgência com um quadro de mialgias, poliartralgias e clínica de infeção respiratória, com uma semana de evolução. À admissão, encontrava-se febril, com insuficiência respiratória do tipo 1, elevação dos parâmetros inflamatórios e infiltrados intersticiais difusos bilaterais na radiografia de tórax. Considerando o quadro clínico e o contexto epidemiológico de risco, colocou-se a hipótese de pneumonia atípica por Chlamydophila psittaci, confirmada serologicamente. As tetraciclinas são o esteio do tratamento, sendo os macrólidos uma alternativa eficaz. Realça-se a importância do contexto epidemiológico, para uma abordagem diagnóstica e terapêutica apropriadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons