Um Caso Raro de Pneumonite Granulomatosa Secundária a Instilação Intravesical de BCG no Contexto de Neoplasia da Bexiga
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.10250Palavras-chave:
Granuloma/induzido quimicamente, Neoplasias da Bexiga Urinária/tratamento, Pneumonia/induzida quimicamente, Vacina BCGResumo
A pneumonite granulomatosa é uma complicação rara da imunoterapia com bacillus Calmette-Guerin após administração intravesical de bacillus Calmette-Guerin. Os autores apresentam um caso incomum de um homem de 67 anos de idade que desenvolveu sintomas ligeiros e inespecíficos, após instilações de bacillus Calmette-Guerin intravesical. Os xames revelaram características da tuberculose miliar e granuloma sugestivo de infeção por micobactérias. O tratamento antibacilar resultou numa melhoria notável na sua sintomatologia e na melhoria progressiva das alterações radiológicas. Os sintomas foram de menor gravidade comparativamente a outros casos relatados na literatura, mas este caso fornece evidências de que, mesmo em algumas situações, um tratamento específico pode ser necessário. Destacamos a importância de reconhecer o Mycobacterium bovis disseminado como uma provável complicação da imunoterapia a bacillus Calmette-Guerin. O curso clínico da doença pode ser ligeiro, apesar da extensa disseminação miliar bilateral na apresentação primária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons