Tromboembolismo Venoso e Pulmonar no Contexto da Neoplasia Pulmonar: Manifestações Clínicas, Fatores de Risco e Prognóstico
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.10260Palavras-chave:
Embolia Pulmonar, Neoplasias Pulmonares, Tromboembolismo VenosoResumo
Introdução: A relação entre as neoplasias e os eventos tromboembólicos é uma realidade já conhecida. O tromboembolismo pulmonar e venoso são complicações frequentes das neoplasias e do seu tratamento. Pretende-se estabelecer a relação entre o tromboembolismo pulmonar e venoso e a neoplasia pulmonar, descrever as suas características clínicas e analisar o seu impacto na sobrevida e prognóstico.
Material e Métodos: Este estudo é retrospetivo. Foram selecionados doentes com neoplasia pulmonar, diagnosticados com tromboembolismo pulmonar e venoso no Hospital de S. João entre janeiro de 2008 e dezembro de 2013, e acompanhados até dezembro de 2014. A análise estatística foi realizada utilizando o SPSS.
Resultados: Da pesquisa efetuada, foram obtidos 113 doentes. A maioria eram homens, fumadores ou ex-fumadores, e o adenocarcinoma foi o tipo histológico mais frequentemente encontrado, diagnosticado maioritariamente em estádios avançados. A mediana de tempo entre o diagnóstico de neoplasia pulmonar e tromboembolismo pulmonar e venoso foi de 2,9 meses. Em 24 doentes (21,4%), o diagnóstico de neoplasia pulmonar ocorreu depois do tromboembolismo pulmonar e venoso e em 86 doentes (76,8%) antes do evento. Após uma mediana de follow-up de 1,4 meses, 107 (94,7%) dos doentes faleceram, 1 (0,9%) deixou de ser seguido e 5 (4,4%) permaneceram vivos no fim do estudo. A mediana da taxa de sobrevivência foi de 1,5 meses.
Discussão: O diagnóstico de tromboembolismo pulmonar e venoso nos doentes com neoplasia pulmonar está associado a mau prognóstico. Ocorre mais frequentemente em doentes com doença avançada, nos primeiros meses depois do diagnóstico e do início da quimioterapia.
Conclusão: A progressão da doença demonstrarou ser preditor independente com impacto negativo na sobrevida global.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons