Escrofuloderma: Um Diagnóstico a Ponderar no Mundo Ocidental

Autores

  • Mariana Batista Dermatology Department. Hospitais da Universidade de Coimbra. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. https://orcid.org/0000-0003-3442-615X
  • Barbara Ferreira Dermatology Department. Hospitais da Universidade de Coimbra. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra.
  • Gonçalo Cruz Infectious Diseases Department. Hospitais da Universidade de Coimbra. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra.
  • Américo Figueiredo Dermatology Department. Hospitais da Universidade de Coimbra. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.10329

Palavras-chave:

Tuberculose Cutânea

Resumo

A incidência de tuberculose tem vindo a aumentar globalmente. Em Portugal, porém, esta incidência diminuiu na última década. A tuberculose cutânea representa uma pequena percentagem de todos os casos. Apresenta-se o caso de uma mulher de 70 anos com nódulos supurativos da região inguinal bilateralmente, dolorosos, evoluindo há 2 meses. Como antecedentes relevantes, apresentava infeção por vírus da imunodeficiência humana e carcinoma do colo do útero, estadio IIIB. Foram realizadas biópsia cutânea (coloração pelo ácido periódico de Shiff e coloração de Fite), pesquisa de micobactérias por polymerase chain reaction e estudo microbiológico por cultura, tendo sido estabelecido o diagnóstico de escrofuloderma. Iniciou terapêutiva tuberculostática com resposta favorável. Este artigo realça a importância do reconhecimento das formas cutâneas de tuberculose e a necessidade de manter um elevado índice de suspeição, sobretudo em pacientes imunodeprimidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

1.
Batista M, Ferreira B, Cruz G, Figueiredo A. Escrofuloderma: Um Diagnóstico a Ponderar no Mundo Ocidental. Acta Med Port [Internet]. 30 de Abril de 2019 [citado 22 de Novembro de 2024];32(4):313-6. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/10329

Edição

Secção

Caso Clínico