Escrofuloderma: Um Diagnóstico a Ponderar no Mundo Ocidental
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.10329Palavras-chave:
Tuberculose CutâneaResumo
A incidência de tuberculose tem vindo a aumentar globalmente. Em Portugal, porém, esta incidência diminuiu na última década. A tuberculose cutânea representa uma pequena percentagem de todos os casos. Apresenta-se o caso de uma mulher de 70 anos com nódulos supurativos da região inguinal bilateralmente, dolorosos, evoluindo há 2 meses. Como antecedentes relevantes, apresentava infeção por vírus da imunodeficiência humana e carcinoma do colo do útero, estadio IIIB. Foram realizadas biópsia cutânea (coloração pelo ácido periódico de Shiff e coloração de Fite), pesquisa de micobactérias por polymerase chain reaction e estudo microbiológico por cultura, tendo sido estabelecido o diagnóstico de escrofuloderma. Iniciou terapêutiva tuberculostática com resposta favorável. Este artigo realça a importância do reconhecimento das formas cutâneas de tuberculose e a necessidade de manter um elevado índice de suspeição, sobretudo em pacientes imunodeprimidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons