Biópsia do Gânglio Sentinela Guiada por Fluorescência no Cancro da Mama: Taxa de Deteção e Performance Diagnóstica

Autores

  • Teresa Vaz Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto.
  • Susy Costa Departamento de Cirurgia. Centro Hospitalar de São João/Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto.
  • Bárbara Peleteiro Centro de Epidemiologia Hospitalar. Centro Hospitalar de São João. Porto. Unidade de Epidemiologia. EPIUnit, Instituto de Saúde Pública. Universidade do Porto. Porto. Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.10395

Palavras-chave:

Biópsia do Gânglio Sentinela, Neoplasias da Mama, Verde de Indocianina

Resumo

Introdução: A biópsia do gânglio sentinela é atualmente o procedimento cirúrgico standard para o estadiamento ganglionar em doentes com cancro da mama em estádio precoce, sendo realizado com recurso a diferentes técnicas, como a injeção de corantes vitais e/ou de radioisótopos e, mais recentemente, guiada por fluorescência utilizando o verde de indocianina. O objetivo deste estudo é avaliar a acuidade global do verde de indocianina na identificação do gânglio sentinela em doentes com cancro da mama e de acordo com fatores relacionados com a doente e com o tumor.

Material e Métodos: Estudo retrospetivo numa amostra aleatória de doentes com cancro da mama seguidas e tratadas no Centro Hospitalar São João no período entre 2012 e 2016.

Resultados: Obtivemos uma taxa de deteção do gânglio sentinela no cancro da mama pelo verde de indocianina superior a 90% e uma performance diagnóstica deste método similar às outras técnicas descritas na presença de metástases ganglionares. 

Discussão: Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os três métodos relativamente às taxas de deteção no subgrupo de mulheres mais velhas, normoponderais, nas que tinham realizado tratamento prévio à mama ou à axila e nas que foram submetidas a quimioterapia neo-adjuvante.

Conclusão: O verde de indocianina é um potencial método alternativo a outras técnicas de pesquisa do gânglio sentinela, afigurando-se como opção futura para os hospitais que não possuem serviço de Medicina Nuclear. Contudo, é essencial a realização de novos estudos no sentido de definir o perfil das doentes que maximiza a sua eficácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-12-28

Como Citar

1.
Vaz T, Costa S, Peleteiro B. Biópsia do Gânglio Sentinela Guiada por Fluorescência no Cancro da Mama: Taxa de Deteção e Performance Diagnóstica. Acta Med Port [Internet]. 28 de Dezembro de 2018 [citado 22 de Novembro de 2024];31(12):706-13. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/10395

Edição

Secção

Original AMP Student