Hepatite E Aguda Severa em Mulher com História Auto-imune
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.10429Palavras-chave:
Doença Aguda, Doenças Autoimunes, Hepatite E/imunologia, Vírus da Hepatite EResumo
As infeções pelo vírus da hepatite E do genótipo 3 são normalmente assintomáticas em indivíduos imunocompetentes. Os casos sintomáticos de hepatite E aguda ictérica são raramente observados em mulheres, crianças e jovens adultos, sendo mais frequentes em homens de meia-idade e idosos. Descrevemos um caso de hepatite aguda severa com hospitalização prolongada numa mulher imunocompetente de 40 anos causada pelo vírus da hepatite E do genótipo 3. Da sua história clínica destacavam-se doenças autoimunes, nomeadamente gastrite atrófica e doença de Graves. A mulher apresentava uma necrose hepática grave, revelada pelos altos níveis de aminotransferases (ALT 4893 U/L; AST 3138 U/L), e distúrbios de coagulação (tempo de protrombina; INR = 1,33). Os marcadores serológicos para os vírus das hepatites A, B e C foram negativos; a pesquisa de ARN do vírus da hepatite E foi positiva no soro. A sequenciação e a análise filogenética revelaram que o vírus da hepatite E em causa pertencia ao subgenótipo 3a. Os autores sugerem uma associação entre a infeção aguda severa causada pelo vírus da hepatite E genótipo 3 e o historial autoimune da mulher.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons