Parésia Hipocaliemica em Adolescente: Um Caso Clínico
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.10497Palavras-chave:
Adolescente, Canais de Cálcio/genética, Hipocaliémia/genética, Paralisia Periódica HipocaliémicaResumo
A paralisia periódica hipocaliémica familiar é uma doença neuromuscular autossómica dominante, rara, caracterizada por crises episódicas de paralisia flácida acompanhadas de hipocaliemia. Apresenta-se o caso de um adolescente do sexo masculino, com 15 anos de idade, observado no Serviço de Urgência de Pediatria por parésia flácida dos quatro membros de início subito e agravamento progressivo. Na anamnese verificou-se a ingestão de corticoesteroide e antihistaminico no dia anterior por urticária e história familiar de episódios transitórios de paralisia flácida na adolescência, assintomáticos após a 4ª década de vida, sem diagnóstico estabelecido. Os exames auxiliares de diagnóstico revelaram hipocaliemia (K+ < 2,4 mEq/L), sem hipocaliúria e sem outras alterações. Verificou-se
resolução da sintomatologia após suplementação com potássio até normalização da caliemia. A paralisia flácida é uma forma rara de apresentação da hipocaliemia. Diversas etiologias podem estar envolvidas na criança ou adolescente que se apresenta com com paralisia flácida de início agudo. Com a descrição deste caso alerta-se para a importância do conhecimento desta entidade, porque se reconhecidos e tratados apropriadamente, os doentes geralmente recuperam sem sequelas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons